Theatro Municipal do Rio comemora 112 anos

Publicado em 13/07/2021 - 08:00 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro
Atualizado em 13/07/2021 - 08:00

Uma das mais importantes casas de espetáculos da América Latina e roteiro obrigatório dos turistas que visitam o Rio, o Theatro Municipal chega aos 112 anos. E as comemorações começam nesta terça-feira, com programação on-line e gratuita, que pode ser acompanhada pelas redes sociais da instituição. Na agenda, balé, coro, orquestra e música clássica.

A partir das cinco horas da tarde, o público vai poder acompanhar a descida do pano de boca do palco, pintado por Eliseu Visconti. As seis da tarde a agenda terá apresentações de três importantes espetáculos já exibidos no Theatro, entre eles, O Corsário.

Na quarta-feira, data do aniversário desse importante espaço de cultura, parte da programação será presencial, como informa a Presidente da Fundação Teatro Municipal, Clara Paulino. "Vamos ter uma visita guiada com algumas surpresas ao público", afirma Clara. 

Também haverá programação on-line, desde o início da manhã. Serão diversas atrações. No final da tarde, às seis horas, pelo Youtube, o público vai poder acompanhar concerto inédito da Orquestra Sinfônica da Casa.

A festa não para por aí. No dia 23 de julho haverá recital de piano, com o maestro titular e diretor artístico do Theatro Municipal, Ira Levin.

As comemorações pelos 112 anos do Theatro contam como o apoio da Secretaria Especial da Cultura e Governo Federal, e patrocínio do Instituto Cultural Vale e da Petrobras.

Edição: Vitória Santos - GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo