Sede da cinemateca pode abrigar acervo que sobreviveu ao incêndio

Publicado em 10/08/2021 - 20:15 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A Defesa Civil da cidade de São Paulo fez uma vistoria técnica no prédio da Cinemateca, na Vila Mariana, e concluiu que o imóvel, que hoje funciona como sede da instituição, tem condições de abrigar o que restou do acervo da instituição depois do incêndio no galpão da Vila Leopoldina, no dia 29 de julho.

Em nota, a defesa civil informa que não foi identificado qualquer comprometimento na estrutura do prédio, que o local conta com bombeiros civis preparados para atuar em eventualidades e equipamentos de proteção contra incêndio.

A vistoria que aconteceu nessa terça-feira foi acompanhada pela Secretaria Especial da Cultura e por engenheiros da Prefeitura de São Paulo.

Ainda não existem dados oficiais sobre as perdas provocadas pelo incêndio. Segundo a ABPA, a Associação Brasileira de Preservação Audiovisual, a estimativa é que tenham sido destruídas 4 toneladas de documentos históricos de órgãos extintos do cinema, como o Instituto Nacional do Cinema, o Concine e a Embrafilme, equipamentos cinematográficos e rolos de filmes e cinejornais.

Há pouco mais de um ano, o Governo Federal encerrou o contrato com a organização social que estava responsável pela cinemateca, a ACERP, a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto, e ainda não foi definida uma nova gestão para a instituição responsável pela memória do audiovisual brasileiro.

No último dia 30, foi lançado um chamamento público para a contratação de uma nova Organização Social, mas o edital vem sendo questionado por entidades que atuam no setor.

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Justiça

GDF terá que indenizar família de idoso que teve respirador desligado

Outro paciente teria retirado o aparelho da tomada no Hospital Regional de Taguatinga (HRT). O juiz entendeu houve falha do governo na supervisão e segurança do idoso.

Baixar arquivo
Cultura

Cidade histórica do Maranhão se prepara para Festa do Divino

Com rico conjunto arquitetônico que contém mais de 400 prédios históricos e ruínas, a cidade de Alcântara, no Maranhão, se prepara para celebrar a partir de amanhã, a tradicional Festa do Divino Espírito Santo.

Baixar arquivo
Economia

IPCA-15 registra 0,59% em maio e acumula taxa de 4,93% no ano

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apesar da desaceleração frente a abril, esse foi o maior índice para meses de maio desde 2016, quando ficou em 0,86%.

Baixar arquivo
Geral

Regiões Norte e Nordeste podem ter chuvas intensas com ventos fortes

O Instituto Nacional de Meteorologia alerta: chuvas intensas podem chegar a 50 milímetros com ventos de até 60 quilômetros por hora em 11 estados das regiões Norte e Nordeste. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e raios.

Baixar arquivo
Segurança

Operação no Rio tem 11 mortos, escolas fechadas e fuzis apreendidos

Polícia Militar afirma que 10 pessoas que morreram eram criminosas. Uma moradora também foi atingida dentro de casa e não resistiu. Além de 19 escolas fechadas, cinco clínicas da família não abriram para atendimento. 

Baixar arquivo
Geral

Justiça nega pedido de liberdade de delegada Adriana Belém

Ela foi presa no último dia 10 e guardava em casa cerca de R$ 1,8 milhão, que foram apreendidos.

Baixar arquivo