Sede da cinemateca pode abrigar acervo que sobreviveu ao incêndio

Publicado em 10/08/2021 - 20:15 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A Defesa Civil da cidade de São Paulo fez uma vistoria técnica no prédio da Cinemateca, na Vila Mariana, e concluiu que o imóvel, que hoje funciona como sede da instituição, tem condições de abrigar o que restou do acervo da instituição depois do incêndio no galpão da Vila Leopoldina, no dia 29 de julho.

Em nota, a defesa civil informa que não foi identificado qualquer comprometimento na estrutura do prédio, que o local conta com bombeiros civis preparados para atuar em eventualidades e equipamentos de proteção contra incêndio.

A vistoria que aconteceu nessa terça-feira foi acompanhada pela Secretaria Especial da Cultura e por engenheiros da Prefeitura de São Paulo.

Ainda não existem dados oficiais sobre as perdas provocadas pelo incêndio. Segundo a ABPA, a Associação Brasileira de Preservação Audiovisual, a estimativa é que tenham sido destruídas 4 toneladas de documentos históricos de órgãos extintos do cinema, como o Instituto Nacional do Cinema, o Concine e a Embrafilme, equipamentos cinematográficos e rolos de filmes e cinejornais.

Há pouco mais de um ano, o Governo Federal encerrou o contrato com a organização social que estava responsável pela cinemateca, a ACERP, a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto, e ainda não foi definida uma nova gestão para a instituição responsável pela memória do audiovisual brasileiro.

No último dia 30, foi lançado um chamamento público para a contratação de uma nova Organização Social, mas o edital vem sendo questionado por entidades que atuam no setor.

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo