Sede da cinemateca pode abrigar acervo que sobreviveu ao incêndio

Publicado em 10/08/2021 - 20:15 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A Defesa Civil da cidade de São Paulo fez uma vistoria técnica no prédio da Cinemateca, na Vila Mariana, e concluiu que o imóvel, que hoje funciona como sede da instituição, tem condições de abrigar o que restou do acervo da instituição depois do incêndio no galpão da Vila Leopoldina, no dia 29 de julho.

Em nota, a defesa civil informa que não foi identificado qualquer comprometimento na estrutura do prédio, que o local conta com bombeiros civis preparados para atuar em eventualidades e equipamentos de proteção contra incêndio.

A vistoria que aconteceu nessa terça-feira foi acompanhada pela Secretaria Especial da Cultura e por engenheiros da Prefeitura de São Paulo.

Ainda não existem dados oficiais sobre as perdas provocadas pelo incêndio. Segundo a ABPA, a Associação Brasileira de Preservação Audiovisual, a estimativa é que tenham sido destruídas 4 toneladas de documentos históricos de órgãos extintos do cinema, como o Instituto Nacional do Cinema, o Concine e a Embrafilme, equipamentos cinematográficos e rolos de filmes e cinejornais.

Há pouco mais de um ano, o Governo Federal encerrou o contrato com a organização social que estava responsável pela cinemateca, a ACERP, a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto, e ainda não foi definida uma nova gestão para a instituição responsável pela memória do audiovisual brasileiro.

No último dia 30, foi lançado um chamamento público para a contratação de uma nova Organização Social, mas o edital vem sendo questionado por entidades que atuam no setor.

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Meio Ambiente

MPF recomenda que Funai renove portarias que protegem terras indígenas

As portarias são as únicas formas de proteção das áreas e dos povos isolados. O fim da validade dos documentos expõe os territórios ao risco de grilagens e ocupações irregulares.

Baixar arquivo
Saúde

Idosos de 84 a 89 anos podem tomar terceira dose nesta semana no Rio

Pacientes com alto grau de imunossupressão, maiores de 60 anos , também poderão se vacinar

Baixar arquivo
Segurança

Fiocruz supera 4,5 milhões de vacinas na semana

Com a entrega, a Fiocruz alcança a marca de 96,5 milhões de doses disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Este domingo é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Centro Cultural Banco do Brasil promove, a partir das14h, conversas públicas presenciais em suas unidades, para ampliar o conhecimento e envolver a todos nos diferentes aspectos que caracterizam esta luta, que deve envolver todos os brasileiros com ou sem deficiência.

Baixar arquivo
Geral

Começa a Semana Nacional do Transito que discute a redução de mortes

Começou neste sábado,  e vai até o dia 27 deste mês, a Semana Nacional de Trânsito, com atividades de educação, conscientização e fiscalização nas ruas e estradas do país. Neste ano, o tema é ‘trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Baixar arquivo
Geral

Decreto permite a Anatel ampliar acesso a internet

Um decreto sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro dá poder para a Anatel firmar compromissos com as operadoras de telecomunicações que ampliem o acesso à internet, especialmente nas localidades com baixa ou nenhuma conectividade.

Baixar arquivo