Ecad mostra impacto da pandemia no mercado de shows

Publicado em 20/09/2021 - 08:00 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Há emoções insubstituíveis para quem gosta de música, como ouvir bem de perto o artista preferido. Essa realidade, interrompida com as restrições da pandemia, deixou público e artistas sem o calor um do outro.

No ano passado, a quantidade de apresentações teve uma queda superior a 80% em relação a 2019, segundo o Ecad, Escritório Central de Arrecadação e Distribuição. O número despencou de mais de 83 mil eventos culturais antes da pandemia para 15 mil até março de 2020.

O recém-publicado levantamento ‘O que o Brasil ouve’, do Ecad, traz esses e outros dados sobre o impacto da pandemia no mercado de shows e eventos.

E com menos eventos, caiu também o dinheiro de direitos autorais repassado aos artistas. Nos seis primeiros meses deste ano, a queda foi de mais de 75% no valor do repasse, como comenta Marcello Nascimento, gerente-executivo de Arrecadação do Ecad.

O estudo mostrou também que a pandemia obrigou os artistas a se reinventarem para manter a carreira e as finanças. Foi o que aconteceu com a cantora amazonense Márcia Siqueira, que, além de sentir os impactos do fechamento do setor, contraiu a covid-19 em janeiro deste ano com comprometimento pulmonar. Agora, ela comemora a vida, fala como se adaptou para continuar produzindo e dos planos de reencontrar o público 

Com o adiamento ou cancelamento de eventos e turnês presenciais, as transmissões pela internet ganharam espaço. Marcello Nascimento, do Ecad, aponta que apesar da explosão das lives, os rendimentos gerados no meio digital foram pequenos.

Mas, essa realidade começa a mudar com o avanço da vacinação e a movimentação do mercado de shows e eventos, ainda atento aos protocolos sanitários. Os festivais de música Lollapalooza e o Rock in Rio, por exemplo, já têm nova programação de shows para 2022.

E querem saber a música mais tocada antes da pandemia, em 2019? 'Não quero dinheiro', de Tim Maia. Já no ano passado, foi a vez de outro hino: "Evidências", de Paulo Sérgio Valle e José Augusto.

*Com produção de Joana Lima

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo