Ecad mostra impacto da pandemia no mercado de shows

Publicado em 20/09/2021 - 08:00 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Há emoções insubstituíveis para quem gosta de música, como ouvir bem de perto o artista preferido. Essa realidade, interrompida com as restrições da pandemia, deixou público e artistas sem o calor um do outro.

No ano passado, a quantidade de apresentações teve uma queda superior a 80% em relação a 2019, segundo o Ecad, Escritório Central de Arrecadação e Distribuição. O número despencou de mais de 83 mil eventos culturais antes da pandemia para 15 mil até março de 2020.

O recém-publicado levantamento ‘O que o Brasil ouve’, do Ecad, traz esses e outros dados sobre o impacto da pandemia no mercado de shows e eventos.

E com menos eventos, caiu também o dinheiro de direitos autorais repassado aos artistas. Nos seis primeiros meses deste ano, a queda foi de mais de 75% no valor do repasse, como comenta Marcello Nascimento, gerente-executivo de Arrecadação do Ecad.

O estudo mostrou também que a pandemia obrigou os artistas a se reinventarem para manter a carreira e as finanças. Foi o que aconteceu com a cantora amazonense Márcia Siqueira, que, além de sentir os impactos do fechamento do setor, contraiu a covid-19 em janeiro deste ano com comprometimento pulmonar. Agora, ela comemora a vida, fala como se adaptou para continuar produzindo e dos planos de reencontrar o público 

Com o adiamento ou cancelamento de eventos e turnês presenciais, as transmissões pela internet ganharam espaço. Marcello Nascimento, do Ecad, aponta que apesar da explosão das lives, os rendimentos gerados no meio digital foram pequenos.

Mas, essa realidade começa a mudar com o avanço da vacinação e a movimentação do mercado de shows e eventos, ainda atento aos protocolos sanitários. Os festivais de música Lollapalooza e o Rock in Rio, por exemplo, já têm nova programação de shows para 2022.

E querem saber a música mais tocada antes da pandemia, em 2019? 'Não quero dinheiro', de Tim Maia. Já no ano passado, foi a vez de outro hino: "Evidências", de Paulo Sérgio Valle e José Augusto.

*Com produção de Joana Lima

Últimas notícias
Geral

São Paulo: adolescente de 15 anos morre em assalto em ponto de ônibus

Um menino de 15 anos morreu no fim da noite dessa quinta-feira baleado em um ponto de ônibus no Jardim Ângela, zona sul de São Paulo. A polícia investiga o caso.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

São Paulo: justiça garante bolsa-aluguel para quem vivia em abrigo

A justiça de São Paulo decidiu que prefeituras vão ter que pagar bolsa-aluguel para jovens que vivem em abrigos e completam 18 anos antes de terem sido adotados ou voltarem para a família de origem.

Baixar arquivo
Cultura

Exposição sobre Clarice Lispector chega ao Rio de Janeiro

A exposição fica em cartaz até outubro, no belo casarão do Instituto Moreira Sales, que fica na Gávea, na Zona Sul do Rio. A entrada é de graça.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Queimadas podem impactar as chuvas e o ecossistema no Pantanal

Materiais lançados no ar por queimadas podem impactar as temperaturas e as chuvas no Pantanal. Isso por que essas partículas minúsculas, chamadas de aerossóis, criam uma barreira para que os raios solares atinjam a terra.

Baixar arquivo
Geral

Mais de 24 milhões já entregaram a declaração do imposto de renda

O número atualizado pela Receita Federal nesta sexta-feira, a 12 dias do encerramento, representa cerca de 71% do total das declarações esperadas.

Baixar arquivo
Cultura

Podcast Entrevista é Nacional: a mistura de Beatles com baião

A banda Beatles Cordel mistura música, poesia e teatro para homenagear John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. Confira no Entrevista é Nacional desta sexta-feira. 

Baixar arquivo