Há 10 anos, Jardins de Burle Marx foram tombados pelo governo do DF

Publicado em 27/09/2021 - 08:40 Por Dilson Santa Fé - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Quando se fala no projeto de Brasília, ao lado de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, também figura o nome do artista plástico e paisagista Roberto Burle Marx. Entre o desenho urbano do Plano Piloto realizado por Lúcio Costa e os monumentos delineados por Niemeyer, ficou a cargo do paulistano Burle Marx dar vida aos espaços abertos da cidade. Nove dos jardins planejados por ele, na capital do Brasil, foram tombados pelo governo do Distrito Federal em 27 de setembro de 2011.

Burle Marx conheceu Lúcio Costa quando morava no Rio de Janeiro. Na época da construção de Brasília, o paisagista aceitou o desafio de planejar as áreas livres e abertas do Plano Piloto, começando pelo Eixo Monumental. Também fez o projeto de Parque Zoobotânico, que estava previsto para ocupar o local onde hoje está o Estádio Nacional de Brasília.

Entre as áreas tombadas, estão: Superquadra Sul 308, Praça dos Cristais, Palácio da Justiça, Tribunal de Contas da União, Teatro Nacional e Parque da Cidade. O paisagista também é responsável pelos jardins da residência oficial do vice-presidente, o Palácio do Jaburu. Todos da década de setenta. 

O grande legado de Burle Marx foi incluir no seu trabalho plantas da biodiversidade brasileira, valorizando a flora nativa. Em 1971, recebeu a Comenda de Ordem do Rio Branco, em Brasília.

Alguns jardins foram degastados com o tempo. Em 2007, a Praça dos Cristais passou por uma restauração e foi reinaugurada dois anos depois em homenagem ao centenário de Burle Marx.

Edição: Beatriz Evaristo/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo