Lançamento do álbum Nevermind, do Nirvana, completa 30 anos

Publicado em 24/09/2021 - 09:31 Por Rimack Souto - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um marco do rock alternativo e do grunge. Em 24 de setembro de 1991, a banda Nirvana lançou o álbum Nevermind. Na capa, a foto de um bebê mergulhando como se fosse alcançar uma nota de US$ 1. O segundo álbum da banda norte-americana foi a estreia do baterista Dave Grohl, tocando ao lado do vocalista e guitarrista Kurt Cobain e do baixista Krist Novoselic.

O antigo baterista, Chad Channing, também colaborou na gravação. Na época, o Nirvana não era tão conhecido como veio a se tornar depois do sucesso do álbum. A primeira faixa, Smells Like Teen Spirit, virou hino entre os jovens. No dia 12 de outubro - menos de um mês depois de chegar às prateleiras das lojas -, Nevermind ganhou disco de ouro após um milhão de cópias vendidas.

Em janeiro de 1992, Nevermind alcançou o primeiro lugar na lista da Billboard, substituindo Dangerous, de Michael Jackson. Em entrevista ao rapper Pharrell Williams, Dave Grohl, que hoje integra o Foo Fighters, revelou que se inspirou em The Gap Band, da banda Cameo, e em Tony Thompson, baterista do Chic, para tocar nas músicas de Nevermind. A conversa foi veiculada em julho de 2021.

Um mês depois, veio à tona que os responsáveis pelo álbum Nevermind estavam sendo processados por causa da famosa capa com bebê nu. Spencer Elden, que tinha quatro meses quando foi fotografado, alega que foi vítima de exploração sexual infantil comercial. Os pais teriam recebido apenas US$ 200 na época. Além de uma indenização, foi solicitado que as partes íntimas sejam cobertas na foto. A imagem da capa foi inspirada em partos na água, tema pelo qual Kurt Cobain tinha admiração.

Edição: Beatriz Evaristo/Edgard Matsuki

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

México prepara a retomada da exigência de vistos para brasileiros

De acordo com a agência de notícias Reuters, o pedido foi feito pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Um documento do Ministério do Interior mexicano avalia que esta é uma forma de reduzir a onda de imigrações ilegais do Brasil para os Estados Unidos, passando pelo México.

Baixar arquivo
Esportes

Daiane dos Santos visita os atletas dos Jogos Universitários

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em Brasília, receberam a visita de Daiane dos Santos. Campeã do mundo no solo em 2003 e com três olimpíadas na carreira.

Baixar arquivo
Educação

MEC lança o Labcrie que é um laboratório de criatividade e inovação

Nesta sexta-feira, dia do professor, o Ministério da Educação lançou um projeto para instalar laboratórios de tecnologias para docentes da educação básica. O programa Labcrie, que significa Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica.

Baixar arquivo
Geral

INSS começa a testar serviço de abertura de benefícios em 7 cartórios

Sete cartórios no país vão testar um sistema para aceitar os pedidos de salário-maternidade e de pensão por morte, quando emitirem certidões de nascimento ou de óbito.

Baixar arquivo
Esportes

Série B: Vasco enfrenta líder Coritiba em busca de vaga no G4

Faltam nove jogos para o fim da Série B do Campeonato Brasileiro e o Vasco ainda não alcançou o G4. A chance de chegar bem perto veio na rodada passada, mas o Cruzmaltino acabou perdendo para o Sampaio Corrêa, mesmo com um jogador a mais durante todo o segundo tempo.

Baixar arquivo
Cultura

Museu Francisco Coelho, em Marabá, inaugura sala de lendas amazônicas

A Sala das Lendas conta ilustrações interativas e importantes personagens, que fazem parte das fábulas amazônicas como, por exemplo, o boto, a mulher de branco, a Matinta Pereira – uma bruxa idosa que assombra as casas das pessoas durante a noite - , além do tradicional boi bumbá.

Baixar arquivo