Morre o professor Tarcísio Padilha, membro da ABL, vítima da covid-19

Publicado em 09/09/2021 - 20:20 Por Tatiana Alves- Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O membro da Academia Brasileira de Letras e professor Tarcísio Padilha morreu nesta quinta-feira, aos 93 anos, no Rio de Janeiro, vítima de covid-19. Diante da recomendação de se evitar reuniões e aglomerações por conta do novo coronavírus, não haverá velório.

O presidente da ABL, Marco Lucchesi declarou que a Academia Brasileira de Letras perdeu uma de suas figuras mais queridas e admiradas.

O filósofo, professor e escritor Tarcísio Padilha foi presidente da ABL e de inúmeras e prestigiosas instituições internacionais, além de participar da criação de universidades.

Tarcísio Meirelles Padilha nasceu no Rio de Janeiro, em 17 de abril de 1928. Era bacharel em Filosofia e Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; diplomado em Ciências Sociais pelo Instituto de Direito Comparado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, diplomado pela Escola Superior de Guerra; licenciado em Filosofia pela Universidade Federal Fluminense e doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Foi professor titular de Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e de diversas outras instituições superiores do Rio de Janeiro, como a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, a Universidade Santa Úrsula e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Era também membro do corpo permanente da Escola Superior de Guerra. Foi secretário-geral da Academia Brasileira de Letras  e presidente da ABL entre 2000 e 2001.

*Com informações da Agência Brasil

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Direitos Humanos

MDHC apura bullying contra aluna autista em escola no interior de SP

A estudante foi espancada e deixada seminua no ginásio da escola, que fica no interior paulista. A mãe da vítima afirma que essa não foi a primeira discriminação capacitista sofrida na escola.  

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Campus Party Brasília deve reunir cem mil pessoas até domingo

O evento é o maior festival do mundo de tecnologia, experiência geek, games, ciência, inovação e empreendedorismo

Baixar arquivo
Geral

Feriado no nordeste será com alerta de perigo por causa das chuvas

Mais de 270 municípios da faixa que vai do Rio Grande do Norte a Alagoas podem ter chuvas de até 50 milímetros por dia, com ventos de até 60 km/h.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Todos os objetos foram apreendidos pela Polícia Federal, na “Operação Voto Vendido”, que investiga crimes de corrupção, como sonegação de impostos, e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo