Dia da Mulher-Maravilha: Primeiro HQ da heroina completa 80 anos

Publicado em 21/10/2021 - 08:16 Por Beatriz Evaristo* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

“Bela como Afrodite, sábia como Atenas, mais rápida que Hermes e mais forte que Hércules”. Com um traje vermelho, azul e dourado, a Princesa Diana de Temiscira tornou-se um símbolo de empoderamento como a Mulher-Maravilha em todo o mundo. Essa super-heroína apareceu pela primeira vez nos quadrinhos em  21 de outubro de 1941 para testar a popularidade de uma figura forte e feminina quando isso ainda era raro.

A edição número 8 da All Star Comics conta como a Princesa Diana de Temiscira salvou o Capitão Steve Trevor após a queda de seu avião militar na Ilha do Paraíso. Também relata a vida das amazonas e a viagem de Diana à América como Mulher-Maravilha para lutar pela paz no mundo dos homens.

A princípio, o autor foi mantido em segredo e só foi revelado no ano seguinte. A história da super-heroína foi escrita pelo reconhecido psicólogo William Moulton Marston. Havia uma semelhança curiosa entre criador e criatura: Marston inventou um teste de pressão sanguínea para detecção de mentiras e a heroína tinha como arma um laço que fazia as pessoas falarem a verdade. Para o psicólogo, a personagem refletia um novo tipo de mulher que deveria governar o mundo.

As ilustrações ficaram a cargo do cartunista Harry George Peter, que seguia instruções rigorosas de Marston sobre como deveriam ser representadas as cenas.

Mesmo com o sucesso da super-heroína, a revistinha chegou a ser considerada imprópria para jovens por causa do traje da personagem, com muito corpo a mostra. Também recebeu críticas porque a guerreira sempre aparecia amarrada ou acorrentada em suas aventuras.

Mas nada disso abalou a ascensão da personagem, que é uma das mais duradouras e mais admiradas em toda a história dos quadrinhos. A Mulher-Maravilha ganhou revista própria, séries e filmes, além de estampar dezenas de produtos. Com todo esse sucesso, o dia 21 de outubro passou a ser considerado entre os fãs de HQs como o Dia da Mulher Maravilha.

*com sonoplastia de Messias Melo

Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Internacional

Ator Louis Gossett Jr. morre aos 87 anos nos EUA

Em 1983, Louis Gosset Jr. venceu o Oscar de melhor ator coadjuvante no filme A Força do Destino. Ele se tornou, na época, o segundo homem negro a ganhar uma estatueta.

Baixar arquivo
Educação

Pré-seleção para lista de espera do Fies começa nesta sexta

A eventual pré-seleção vai ocorrer até 30 de abril, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A escolha observa a modalidade da vaga e a ordem de classificação do candidato.

Baixar arquivo
Geral

DF: fiéis subiram ao Morro da Capelinha para celebrar a fé

A encenação da Paixão de Cristo tem 1.400 voluntários, sendo mais de mil atores que se dividem em 15 cenas no decorrer da subida do morro.

Baixar arquivo
Geral

Quase 12 milhões de pessoas visitaram parques nacionais em 2023

Entre os mais visitados estão o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro; o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná e o Parque Nacional de Jericoacora, no Ceará

Baixar arquivo
Saúde

São Paulo tem 357 mil casos de dengue e 154 mortes pela doença em 2024

O estado de São Paulo tem mais de 357 mil casos de dengue confirmados e contabiliza até agora 154 mortes pela doença, segundo dados mais atualizados do painel da dengue, disponibilizado pela secretaria estadual da saúde.

Baixar arquivo
Cultura

Tradicional encenação da Paixão de Cristo deve reunir mais de 40 mil

O espetáculo em Santana do Parnaíba, na região oeste da grande São Paulo, teve início nessa quinta-feira (28) e vai até este sábado (30) de Aleluia.

Baixar arquivo