Dia da Mulher-Maravilha: Primeiro HQ da heroina completa 80 anos

Publicado em 21/10/2021 - 08:16 Por Beatriz Evaristo* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

“Bela como Afrodite, sábia como Atenas, mais rápida que Hermes e mais forte que Hércules”. Com um traje vermelho, azul e dourado, a Princesa Diana de Temiscira tornou-se um símbolo de empoderamento como a Mulher-Maravilha em todo o mundo. Essa super-heroína apareceu pela primeira vez nos quadrinhos em  21 de outubro de 1941 para testar a popularidade de uma figura forte e feminina quando isso ainda era raro.

A edição número 8 da All Star Comics conta como a Princesa Diana de Temiscira salvou o Capitão Steve Trevor após a queda de seu avião militar na Ilha do Paraíso. Também relata a vida das amazonas e a viagem de Diana à América como Mulher-Maravilha para lutar pela paz no mundo dos homens.

A princípio, o autor foi mantido em segredo e só foi revelado no ano seguinte. A história da super-heroína foi escrita pelo reconhecido psicólogo William Moulton Marston. Havia uma semelhança curiosa entre criador e criatura: Marston inventou um teste de pressão sanguínea para detecção de mentiras e a heroína tinha como arma um laço que fazia as pessoas falarem a verdade. Para o psicólogo, a personagem refletia um novo tipo de mulher que deveria governar o mundo.

As ilustrações ficaram a cargo do cartunista Harry George Peter, que seguia instruções rigorosas de Marston sobre como deveriam ser representadas as cenas.

Mesmo com o sucesso da super-heroína, a revistinha chegou a ser considerada imprópria para jovens por causa do traje da personagem, com muito corpo a mostra. Também recebeu críticas porque a guerreira sempre aparecia amarrada ou acorrentada em suas aventuras.

Mas nada disso abalou a ascensão da personagem, que é uma das mais duradouras e mais admiradas em toda a história dos quadrinhos. A Mulher-Maravilha ganhou revista própria, séries e filmes, além de estampar dezenas de produtos. Com todo esse sucesso, o dia 21 de outubro passou a ser considerado entre os fãs de HQs como o Dia da Mulher Maravilha.

*com sonoplastia de Messias Melo

Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Direitos Humanos

Número de jornalistas presos no mundo chega a 293 e bate recorde

Segundo relatório do Comitê de Proteção de Jornalistas, a China é a nação com maior número de profissionais de mídia detidos - 50 atualmente - seguida pela Birmânia, Egito, Vietnã e Belarus.

Baixar arquivo
Economia

Copom sobe taxa básica de juros para 9,25% ao ano

Esse é o maior patamar da Selic em 4 anos e o sétimo aumento seguido da taxa em 2021

Baixar arquivo
Geral

Bretas é declarado incompetente em ações da Operação Fatura Exposta

A decisão, da Segunda Turma do STF, foi proferida no julgamento do habeas corpus impetrado pela defesa do empresário do ramo de saúde Miguel Iskin, um dos condenados

Baixar arquivo
Saúde

Rio retoma vacinação contra gripe nesta sexta-feira

A vacinação ficou suspensa por uma semana por causa da falta do imunizante.

Baixar arquivo
Geral

Pesquisa revela condições de vida e renda dos refugiados venezuelanos

Uma pesquisa feita por agências da ONU apontou dados importantes sobre as condições de vida e renda dos refugiados e migrantes venezuelanos interiorizados ao Brasil.

Baixar arquivo
Esportes

Corinthians é tricampeão paulista feminino

Com a presença de mais de 30 mil torcedores, as corinthianas fecharam o ano com a tríplice coroa, uma vez que conquistaram também as taças do Brasileiro e da Libertadores.

Baixar arquivo