Em 27 de outubro de 1782, nascia o violinista Niccolò Paganini

Publicado em 27/10/2021 - 13:03 Por Rádio Nacional - Brasília

Em 27 de outubro de 1782, nascia em Gênova, na Itália, Niccolò Paganini, considerado um representante do Romantismo que renovou o jeito de tocar violino.

Recebeu as primeiras lições do pai, Antônio, e antes mesmo dos seis anos, teve aulas com os melhores professores da cidade. Mas as primeiras apresentações em público começaram aos oito anos. Aos 13 anos, ficou conhecido como a "criança-maravilha". Viajou à cidade de Parma para ampliar o conhecimento, mas os professores disseram que não tinham nada a acrescentar. Passou, então, a fazer seus próprios exercícios e chegava a tocar 15 horas por dia. Foi quando também começou a compor - mas só aos 27 anos Paganini passou a executar as próprias composições. 

Em 1828, aos 45 anos, iniciou uma volta à Europa que durou seis anos. Por onde passava era aclamado: a execução de passagens delicadas chegava arrancar lágrimas de quem assistia. Por vezes, tocava com tanta energia e velocidade que as pessoas diziam que Paganini tinha pacto com o Diabo. 

Ele gostava de mostrar habilidades, como afinar a corda sol meio tom acima ou tocar apenas com a corda sol, cortando as outras três. Também inovou: memorizava todo o programa, subia no palco e tocava sem partitura. Paganini ganhou muito dinheiro, mas gastava com jogatina e mulheres.

Chegou a perder até o violino no jogo, mas um rico mercador francês emprestou-lhe outro. Depois do concerto, o mercador ficou tão entusiasmado que deu de presente instrumento a Paganini. Este violino foi legado ao povo de Gênova, e até hoje está preservado no museu dedicado ao artista.

Considerado por muitos como o maior de todos os tempos, foi um ídolo que influenciou compositores como Schumann, Liszt e Berlioz. Compôs várias obras, entre elas os 24 caprichos para violino. Paganini morreu na cidade de Nice, na França, em 27 de maio de 1840, aos 58 anos.

História Hoje 

Edição: Beatriz Arcoverde 

Apresentação: José Carlos Andrade 

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Beatriz Arcoverde / Nathália Mendes

Últimas notícias
Esportes

Confira os jogos de futebol desta segunda-feira

Ás 19h, o São Paulo enfrenta o Juventude e o Atlético Paranaense enfrenta o Palmeiras. Às 20h, o Flamengo recebe o Santos no Maracanã e Internacional e Atlético Goianiense jogam no Sul. O Cuiabá recebe o Fortaleza em Mato Grosso. E para fechar, às 21h, a Chapecoense vai enfrentar o Sport.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeito de Nova Iorque exige vacinação obrigatória para setor privado

As campanhas de vacinação estão se reforçando em boa parte do mundo. O Chile começou a vacinar as crianças entre 3 e 5 anos contra a Covid nessa segunda-feira. O país também avança na vacinação da terceira dose, a chamada dose de reforço para adultos.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 90% da população, em 9 estados, estão vacinados contra a Covid

Nove estados brasileiros ultrapassaram a marca de 90% da população-alvo vacinada com a primeira dose da vacina. São eles: Santa Catarina, Roraima, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Paraná e Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Segurança

Casos de feminicídios caem em São Paulo

No entanto, outras formas de violência contra a mulher aumentaram no período. É o caso da lesão corporal dolosa contra mulheres, ou seja, casos de agressão que não têm como resultado a morte das vítimas, aumentaram  9,3 % no estado e 35,9%  na capital paulista.

Baixar arquivo
Educação

No Pará, Alepa aprova ensino obrigatório de espanhol na rede pública

O projeto aprovado em dois turnos na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) torna obrigatório a ministração da disciplina de língua espanhola aos alunos da rede paraense de ensino.

Baixar arquivo
Economia

Produção de veículos em novembro cresce 15% em relação a outubro

No mês de novembro, foram produzidos 206 mil veículos - uma alta de 15% em relação ao mês anterior - mas número representa uma queda de 13,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Baixar arquivo