Há 70 anos, começava a primeira edição da Bienal de São Paulo

Publicado em 20/10/2021 - 09:41 Por Rádio Nacional - Brasília

Setecentos e vinte e nove artistas de 25 países participaram da primeira Bienal de São Paulo, realizada de 20 a 23 de outubro de 1951. A exposição recebeu 1.854 obras em um pavilhão provisório, localizado na Esplanada do Trianon, na região da Avenida Paulista, onde hoje fica o Museu de Arte de São Paulo.

A Bienal foi idealizada e financiada pelo casal Francisco Matarazzo Sobrinho e Yolanda Penteado, com a intenção de promover um evento tão importante quanto a Bienal de Viena, na Áustria, e a Exposição de Arte Contemporânea de Paris, na França. No ano anterior, Yolanda Penteado e a escultora Maria Martins viajaram a vários países, com apoio do governo brasileiro, para convidar artistas internacionais a participarem da Bienal no Brasil.

O primeiro evento de arte moderna realizado na América do Sul reuniu nomes de destaque da arte brasileira como Cândido Portinari e Di Cavalcanti. A Bienal teve ainda obras do espanhol Pablo Picasso e do belga René Magritte pela primeira vez no país.

Um dos premiados da edição foi o potiguar Abraham Palatnik. O artista plástico apresentou o primeiro aparelho cinecromático, integrando luz e movimento. Em um primeiro momento, o trabalho foi recusado porque não se encaixava nas categorias previstas no regulamento da exposição.

A Bienal teve uma grande repercussão no circuito artístico mundial. Para a edição seguinte, foi preciso uma estrutura maior montada no Parque do Ibirapuera, que deu origem ao Pavilhão Ciccilo Matarazzo.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Apresentação: Dilson Santa Fé

Edição: Sheily Noleto / Nathália Mendes

Últimas notícias
Segurança

Polícia Militar ocupa a comunidade do Jacarezinho no Rio de Janeiro

No dia seguinte ao início da Operação Cidade Integrada, 250 policiais militares seguem ocupando o local com o objetivo de reestruturar a segurança pública da área. Organizações criticam falta de transparência no programa.

Baixar arquivo
Economia

Consumidor que economizou 10% de energia terá desconto na conta de luz

O consumidor que economizou, pelo menos, 10% de energia elétrica nos últimos quatro meses de 2021 vai receber desconto na conta de luz de janeiro.

Baixar arquivo
Cultura

Rio de Janeiro celebra Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade

Segundo historiadores, Sebastião foi um soldado romano, martirizados por sua fé em Jesus. Nas religiões de matriz africana, no Rio, ele é sincretizado no Orixá Oxóssi, senhor da caça e da fartura.

Baixar arquivo
Saúde

Rio para vacinação de crianças contra covid-19 por falta de doses

A prefeitura do Rio de Janeiro parou o calendário de vacinação contra a covid-19 de crianças de 5 a 11 anos de idade por falta de doses. A previsão inicial era imunizar, nesta quinta-feira, meninas de 10 anos.

Baixar arquivo
Economia

CNC estima que Auxílio Brasil injetará R$ 84 bilhões na economia

A estimativa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa libera CoronaVac para crianças e jovens de 6 a 17 anos

Crianças a partir de seis anos e adolescentes até 17 anos podem ser vacinados contra a covid-19 com a CoronaVac.

Baixar arquivo