Livro sobre naufrágios na Amazônia será lançado ainda este mês

Publicado em 15/10/2021 - 16:35 Por Marcos Aleixo - Repórter da Rede Cultura de rádio - Belém do Pará

O lançamento do livro Sobral Santos II e o Novo Amapá - 40 das tragédias que abalaram o Brasil, do jornalista paraense Evandro Corrêa relembra os bastidores dos maiores naufrágios registrados nos rios amazônicos com destaque para os navios Sobral Santos II e o Novo Amapá que naufragaram em 1981 deixando mais de 600 mortos

A obra também detalha tragédias mais recentes como naufrágio do navio Ana Caroline três que afundou ano passado matando mais de 40 pessoas, o autor e jornalista Evandro Correia fala das motivações para escrever a obra:

"A ideia de escrever o livro sobre os naufrágios na Amazônia me veio quando ainda tinha dez anos, eu morava em Belém, foi quando teve aquela tragédia do Sobral Santos. que naufragou no dia 19 de setembro de 1981. E ali eu comecei a despertar para o jornalismo, porque foi uma tragédia chocante, ainda estavam na ditadura militar . Eu me lembro que eu vi a revista Manchete, ela botou fotos impactantes, aquilo me chamou a atenção,  uma tragédia que ceifou a vida aí de mais de trezentas pessoas, né? E chamou atenção porque barco naufragou, ancorado no porto de uma cidade,"

Os náufragos do Correio do Arari, rebocador da Bertolini, Aidar Beiruth, Capitão Ribeiro e São José do Acará também são relembrados na obra. Foram mais de dois anos para produzir o livro com364 páginas com depoimentos e relatos de sobreviventes, autoridades e parentes de vítimas de 40 naufrágios registrados nos rios da Amazônia

Correia fala mais sobre a obra: "O livro fala de detalhes desses naufrágios, por exemplo, no caso do Novo Amapá, pouca gente sabe, mas o barco naufragou numa região do Rio Cajari, onde o acesso era difícil e até que chegasse o socorro, chegasse o resgate e os corpos ficaram de dois a três dias boiando no rio, tem uma foto no livro inclusive que revela bem isso, né?

Na próxima terça-feira, 19, a obra também será no município de Santarém, no auditório do Hotel Barrudada, a partir das 19h e no dia 21 em Itaituba, no auditório do Hotel Acácia, a partir das 20h.

Edição: Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo