Monumento do Cristo Redentor completa 90 anos nesta terça

Obra teve início em 1926 e foi encerrada em 1931

Publicado em 12/10/2021 - 08:27 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O monumento que se tornou um dos símbolos do Brasil completa 90 anos nesta terça-feira (12). Do alto do morro do Corcovado, com 38 metros de altura, e a 710 metros do nível do mar, o Cristo Redentor, de braços abertos, pode ser visto de várias partes da capital fluminense, como se fosse de fato, onipresente, como o personagem que o inspirou.

O audacioso projeto foi totalmente construído com doações do povo brasileiro. A obra teve início em 1926 e foi encerrada em 1931, ao custo de 2.500 contos de réis, o equivalente a R$ 9,5 milhões atualmente. Valor considerado baixo em comparação com outras construções similares, devido à opção pelo uso do concreto armado, que ainda era uma novidade na época como contou Cristina Ventura, arquiteta e escultora, que coordena o trabalho de restauração do Cristo, no programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil.

A ideia de construir um monumento no alto do Corcovado teria surgido ainda durante o período da monarquia, pelo padre francês Pierre Marie Boss. No período chegou-se a cogitar uma estátua da princesa Isabel, que havia assinado a abolição da escravatura, em 1888. Ela recusou a homenagem, preferiu que fosse erguida uma imagem do Sagrado Coração de Jesus. Mas com a proclamação da República em 1889 o projeto não foi pra frente. A ideia voltou à cena em 1921 nos preparativos para o centenário da independência.

O projeto do engenheiro Heitor da Costa Silva venceu a concorrência para a construção do monumento. E posteriormente contou com a colaboração do engenheiro francês Albert Caquot e do escultor Paul Landowski, que fez a maquete do Cristo.

Costa Silva quase teve o nome apagado da história de construção do Cristo, com uma crença surgida de que a obra tinha sido um presente da França. Sua bisneta, a documentarista Bel Monteiro, conta que também chegou a duvidar do feito do bisavô, até começar a pesquisar sobre o assunto para um documentário.

Rodrigo Alvarez, jornalista e autor do livro Redentor, lançado para o aniversário do Cristo Redentor, afirma que reverenciar o monumento é também olhar para a história do Brasil.

Inaugurado no dia 12 de outubro, dia da Padroeira do Brasil, o aniversário do Cristo vai contar com uma série de eventos a partir desta terça-feira.

Edição: Jacson Segundo/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Roubo de cabos de energia dificultou trajetos do metrô em São Paulo

Segundo o Metrô, foram roubados 30 metros de cabos do sistema que alimenta a energia dos trens. A confusão começou por volta das 5h e também comprometeu a operação na Linha Azul.

Baixar arquivo
Saúde

INCA alerta para perigos do consumo coletivo de narguilés na pandemia

Para além dos riscos da transmissão de doenças como a covid, caso a mangueira seja compartilhada, uma sessão de narguilé, que costuma durar entre 1hora a 90 minutos, equivale ao consumo de 100 cigarros comuns. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Rio de Janeiro pretende cortar investimentos de empresas poluidoras

Às vésperas da Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas, em Glasgow, na Escócia, a capital fluminense reforçou seu compromisso de aumentar os investimentos em soluções climáticas baseadas na economia verde, e cortar os investimentos municipais a empresas de combustíveis fósseis. 

Baixar arquivo
Educação

RJ: Justiça determina volta à aula presencial em instituições federais

Justiça Federal no Rio de Janeiro determinou o retorno às aulas presenciais em instituições federais, do ensino básico ao superior, suspensas desde o ano passado devido à pandemia de covid-19. A liminar é do desembargador Marcelo Pereira da Silva, do Tribunal da 2ª Região.

Baixar arquivo
Economia

Operação da Anatel apreende R$ 1,2 milhão em produtos no Mercado Livre

No total 9.800 produtos foram lacrados incluindo carregadores de celular, baterias, relógios inteligentes e microfones sem fio. Fabricantes e vendedores de produtos oficiais denunciaram a plataforma ANATEL que constatou anúncios de prováveis produtos irregulares. Houve cooperação das equipes do Mercado Livre na identificação dos produtos.

Baixar arquivo
Geral

RJ: polícia investiga envolvimento de milicianos em mortes em Mesquita

A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense investiga o envolvimento de milicianos no ataque a tiros que matou uma criança de um ano e meio e deixou outra de três anos ferida.

Baixar arquivo