Monumento do Cristo Redentor completa 90 anos nesta terça

Obra teve início em 1926 e foi encerrada em 1931

Publicado em 12/10/2021 - 08:27 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O monumento que se tornou um dos símbolos do Brasil completa 90 anos nesta terça-feira (12). Do alto do morro do Corcovado, com 38 metros de altura, e a 710 metros do nível do mar, o Cristo Redentor, de braços abertos, pode ser visto de várias partes da capital fluminense, como se fosse de fato, onipresente, como o personagem que o inspirou.

O audacioso projeto foi totalmente construído com doações do povo brasileiro. A obra teve início em 1926 e foi encerrada em 1931, ao custo de 2.500 contos de réis, o equivalente a R$ 9,5 milhões atualmente. Valor considerado baixo em comparação com outras construções similares, devido à opção pelo uso do concreto armado, que ainda era uma novidade na época como contou Cristina Ventura, arquiteta e escultora, que coordena o trabalho de restauração do Cristo, no programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil.

A ideia de construir um monumento no alto do Corcovado teria surgido ainda durante o período da monarquia, pelo padre francês Pierre Marie Boss. No período chegou-se a cogitar uma estátua da princesa Isabel, que havia assinado a abolição da escravatura, em 1888. Ela recusou a homenagem, preferiu que fosse erguida uma imagem do Sagrado Coração de Jesus. Mas com a proclamação da República em 1889 o projeto não foi pra frente. A ideia voltou à cena em 1921 nos preparativos para o centenário da independência.

O projeto do engenheiro Heitor da Costa Silva venceu a concorrência para a construção do monumento. E posteriormente contou com a colaboração do engenheiro francês Albert Caquot e do escultor Paul Landowski, que fez a maquete do Cristo.

Costa Silva quase teve o nome apagado da história de construção do Cristo, com uma crença surgida de que a obra tinha sido um presente da França. Sua bisneta, a documentarista Bel Monteiro, conta que também chegou a duvidar do feito do bisavô, até começar a pesquisar sobre o assunto para um documentário.

Rodrigo Alvarez, jornalista e autor do livro Redentor, lançado para o aniversário do Cristo Redentor, afirma que reverenciar o monumento é também olhar para a história do Brasil.

Inaugurado no dia 12 de outubro, dia da Padroeira do Brasil, o aniversário do Cristo vai contar com uma série de eventos a partir desta terça-feira.

Edição: Jacson Segundo/ Renata Batista

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo