Mostra Internacional de Cinema de SP retorna em sistema híbrido

Publicado em 21/10/2021 - 08:07 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Começou nessa quarta-feira a 45ª Mostra Internacional de Cinema. O festival é um dos mais tradicionais de São Paulo e faz um apanhando do cinema contemporâneo mundial, com uma programação repleta de filmes premiados em festivais internacionais. Muitos deles fora dos circuitos comerciais.

Até o dia 3 de novembro, vão ser exibidos 264 títulos de mais de 50 países. 39 filmes brasileiros. Entre os títulos nacionais estão “A viagem de Pedro”, de Laís Bodanzky, ”As verdades”, de José Eduardo Belmonte, e “O Pai da Rita”, do cineasta e integrante do extinto conselho curador da EBC, Joel Zito Araújo.

No ano passado, as salas de cinema ficaram fechadas em função da pandemia do coronavírus e a mostra foi exclusivamente online. Esse ano, o festival volta a ocupar as principais salas de cinema da capital paulista. Só que dessa vez, os organizadores resolveram manter as transmissões pela internet, num sistema híbrido. A diretora da mostra, Renata de Almeida, diz que a decisão foi também um pedido do público de fora da cidade.

Do total de filmes que compõem a Mostra, 133 vão estar disponíveis também pela internet para os cinéfilos espalhados por todo o país.

Para quem estiver em São Paulo e quiser matar as saudades da tela grande, as únicas exigências são apresentar o comprovante de vacinação, usar máscaras durante a exibição e, claro, enfrentar a disputa pelos ingressos que em função das restrições ainda estão mais raros.

Algumas salas como a do Centro Cultural de São Paulo, vão permitir a lotação completa da plateia. Outras salas, como o CineSESC, vão ficar limitadas a 50% do público.

Para acessar a programação online basta ir ao site mostra.org, escolher o filme que quer assistir e ser encaminhado para uma das três plataformas de exibição.

A estreia nessa quarta-feira foi marcada por uma transmissão simultânea de 12 filmes, sendo que nove longas e três curtas-metragens, em dez salas de cinema da cidade.

Edição: Roberto Piza / GT Passos

Últimas notícias
Esportes

Rodada de terça da Série A do Campeonato Brasileiro tem quatro jogos

Juventude e Bragantino, Flamengo e Ceará, América-MG e Chapecoense e Cuiabá e Palmeiras entram em campo nesta terça-feira, na reta final da Série A do Campeonato Brasileiro.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Rio Grande do Norte recebe pontos de conexão 5G e computadores

Ao todo, 30 pontos de conexão 5G foram entregues no nordeste do estado potiguar. Esses pólos se somam aos mais de 14 mil pontos instalados em todo país pelo programa Wi-Fi Brasil

Baixar arquivo
Saúde

Embaixada na África do Sul registra pedidos de ajuda de brasileiros

A embaixada de Petrória e o consulado-geral na Cidade do Cabo, localizados na África do Sul, registraram 240 pedidos de ajuda de brasileiros que estão em cidades sul-africanas. Destes, a grande maioria, 230 pessoas, estão no país a turismo.

Baixar arquivo
Justiça

Julgamento do caso boate Kiss: saiba o que diz a defesa do quatro réus

Segunda reportagem sobre o julgamento, marcado para esta quarta, traz os argumentos de defesa dos réus Elissandro Callegaro Spohr, Mauro Londero Hoffmann (sócios da boate), Marcelo de Jesus dos Santos (vocalista da banda) e Luciano Bonilha (produtor de palco).

Baixar arquivo
Educação

Resultado do Enem será divulgado no dia 11 de fevereiro

Mais de 2,179 milhões de estudantes compareceram ao segundo dia de provas do Enem nesse domingo (28), nas versões impressa e digital. O número corresponde a um percentual de cerca de 70% dos cerca de 3,1 milhões de inscritos.

Baixar arquivo
Economia

Congresso aprova medidas de transparência para orçamento secreto

A proposta foi aprovada na Câmara dos Deputados por 268 votos contra 31 e uma abstenção. No Senado, o placar foi mais apertado, com 34 votos favoráveis e 32 contrários. O texto vai agora à promulgação.

Baixar arquivo