Em 30 de novembro de 1982, Michael Jackson lançava o álbum Thriller

Publicado em 30/11/2021 - 13:06 Por Rádio Nacional - Brasília

Thriller foi lançado em 30 de novembro de 1982, através da Epic Records, nos Estados Unidos, e é citado até hoje como um dos melhores discos de todos os tempos. 

Em dois meses de lançamento, chegou ao topo da parada americana e recebeu o prêmio de melhor do ano. Foi o álbum mais vendido no mundo: cerca de 65 milhões de cópias. Sucesso de público e de mídia, ganhou oito Grammys. 

Na tradução, Thriller significa terror. A música diz: "Isto é terror / noite de terror / e ninguém vai te salvar". O sucesso de Thriller se explica pela atuação do astro Michael Jackson, e também a superprodução de clipes, explorando gêneros musicais como pop, pop rock, rock, funk, soul, rhythm and blues e dance pop. 

Um dos primeiros a usar vídeos para divulgação do trabalho, Thriller foi considerado revolucionário e forçou a MTV a quebrar sua política de não exibir artistas negros em sua programação. A partir deste clipe, mudaram a maneira de pensar, produzir e vender discos - forma que é utilizada ainda como mola mestra dos lançamentos atuais. 

O álbum custou US$ 750 mil e foi financiado totalmente pelo produtor Quincy Jones. Michael Jackson compôs e coproduziu quatro das nove faixas do disco. Cinco músicas foram classificadas no topo das dez melhores nos Estados Unidos. 

Em 2001, Thriller foi relançado com a música Someone in the Dark, contida na trilha sonora do filme E.T. O disco foi novamente relançado em 2008, intitulado Thriller 25, com duas novas capas, remixes com artistas contemporâneos, uma canção inédita e um DVD que inclui curtas-metragens do álbum e apresentação de Billie Jean

Com Thriller, Michael Jackson tornou-se o maior ídolo do planeta e, após sua morte, em 25 de junho de 2009, em Los Angeles, na Califórnia, as músicas do álbum voltaram ocupar o topo das paradas musicais.

História Hoje 

Redação e apresentação: Carmem Lúcia 

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Nathália Mendes

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas do futebol

Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, a bola rola para Equador x Brasil, Paraguai x Uruguai e Chile x Argentina

Baixar arquivo
Esportes

Bia Haddad Maia se classifica para final do Australian Open

A brasileira e a cazaque Anna Danilina venceram as japonesas Shuko Aoyama e Ena Shibahara por 2 sets a 1, em 2 horas e 21 minutos.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer inicia testes de comprimido contra covid-19 no Brasil

O Paxlovid, éprimeiro antiviral para tratar a doença. De acordo com as pesquisas apresentadas pela empresa, o remédio tem quase 89% de eficácia para evitar a hospitalização e a mortes.

Baixar arquivo
Geral

TRF anula todas concessões de exploração mineral em terras indígenas

A Agência Nacional de Mineração está proibida de conceder novas autorizações para qualquer formar de exploração de minério em Tucuruí, no Pará.

Baixar arquivo
Economia

Carlos França afirma que entrada do Brasil na OCDE trará investimentos

O ministro das relações exteriores, Carlos França afirmou que a entrada do Brasil na OCDE vai ajudar a trazer investimentos estrangeiros e criar um ambiente de negócios favorável ao país.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim da Fiocruz aponta aumento de casos de covid em todo o país

São 25 unidades da federação que apresentam ao menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave considerado muito alto ou extremamente alto. 

 

Baixar arquivo