Exposição homenageia árvore centenária do Museu da Imigração de SP

Publicado em 16/11/2021 - 19:01 Por Priscila Kerche - Repórter da TV Brasil - São Paulo
Atualizado em 16/11/2021 - 19:00

O Museu da Imigração em São Paulo foi uma hospedaria para imigrantes entre os séculos XIX e XX. Italianos, alemães e japoneses que chegavam ao Brasil na esperança de um futuro melhor, encontravam no jardim uma figueira sob a qual descansar.

Depois de acompanhar histórias e sonhos de mais de 2,5 milhões de pessoas na hospedaria em 91 anos e encantar visitantes do Museu da Imigração por mais 27 anos, a figueira encerrou o seu ciclo de vida no final do ano passado.

O tronco que restou se tornou um banco onde ouvir reflexões sobre imigração e memória. Uma variedade de cores entre a azul, verde e bronze veio da cinzas dos troncos da figueira, queimados a 1300ºC. Uma técnica japonesa usada pela ceramista Hideko Honma. Os pigmentos colorem treze garrafas de cerâmica feitas por ela.

Ao ser convidada para trabalhar com a madeira da árvore, Hideko Honma imaginou o que os imigrantes conversavam a sua sombra. Tantas etnias brasileiros também de outros estados que passaram e que passam por aqui ainda. Essa memória essa lembra eu guardei em cada garrafa e elas estão aqui cobertas então com as cinzas dessa figueira centenária.

A exposição "1300º das cinzas, uma árvore" fica em cartaz até o dia 26 de dezembro. Aos sábados, a entrada no Museu da Imigração é gratuita.

Edição: TV Brasil - GT Passos

Últimas notícias
Política

Governo estuda propor PEC para reduzir preços de combustíveis

Com a mudança constitucional, o governo não seria obrigado a compensar a redução dos impostos sobre combustíveis com a elevação de outros tributos, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Baixar arquivo
Educação

Enem 2022 vai ocorrer dias 13 e 20 de novembro

As provas do Enem 2022 - o Exame Nacional do Ensino Médio - devem acontecer nos dias 13 e 20 de novembro.

Baixar arquivo
Economia

Paulo Guedes diz que PIB deve crescer em 2022

A declaração do ministro foi feita durante a participação dele no Fórum Econômico Mundial, que acontece em Genebra, na Suíça, no painel sobre as Perspectivas Econômicas Globais.

Baixar arquivo
Esportes

Desafio do técnico do Corinthians é armar meio-campo

Sylvinho descarta Paulinho como 1º volante e vê pressão como natural. Técnico do Corinthians crê que protagonistas do time podem atuar juntos.

Baixar arquivo
Política

Olinda Bolsonaro, mãe do presidente da República, morre aos 94 anos

Após a morte da mãe, na madrugada desta sexta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou compromissos em viagem à Guiana – país que faz fronteira com a região Norte do Brasil – e retornou ao país.

Baixar arquivo
Geral

Covid: Na Bahia servidores são afastados por não comprovarem vacinação

O governo da Bahia publicou no Diário Oficial as portarias que orientam o afastamento temporário de 283 servidores de 13 órgãos e secretarias do estado, por não comprovarem a vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo