Há 30 anos, morria o cantor, compositor e pianista Freddie Mercury

Publicado em 24/11/2021 - 09:59 Por Rádio Nacional - Brasília

Um dia depois de anunciar que convivia com o vírus HIV, Freddie Mercury morreu, em consequência de uma broncopneumonia, em 24 de novembro de 1991. O artista britânico de 45 anos estava em casa, na zona oeste de Londres, na Inglaterra, ao lado da família. O velório e a cremação aconteceram dois dias depois.

Nascido Farrokh Bulsara, em Zanzibar, na África Oriental, em 1946, Freddie Mercury passou parte da infância na Índia e se mudou para a Inglaterra aos 17 anos. Nos anos 1970, ao lado do guitarrista Brian May, do baterista Roger Taylor e do baixista John Deacon, decolou rumo ao sucesso com a banda Queen. Juntos levaram multidões ao delírio, com um som que incorporava ópera e pop ao bom e velho rock’n roll, até o último show, em 1986.

Freddie Mercury soube que era HIV positivo no ano seguinte e passou a levar uma vida mais reclusa. Em 1990, fez uma das últimas aparições públicas, para receber um prêmio anual da música britânica.

Leia também, na Agência Brasil: Freddie Mercury: 30 anos sem a voz mais poderosa do rock

Convivendo com a Aids em seu estágio final, em 1991, gravou The show must go on, que em português quer dizer "O show tem que continuar”. Em setembro daquele ano, dois meses antes da morte de Freddie, o Queen lançou o clipe da música These are the days of our lives, que seria algo como “Aqueles foram os melhores dias de nossas vidas”.

Na véspera de sua morte, Freddie Mercury divulgou um comunicado em que informava que era soropositivo. Disse que guardou segredo para proteger a privacidade daqueles que estavam à sua volta. E conclamou a todos pelo mundo na luta contra a Aids, a qual ele se referiu como uma “doença terrível”.

Cinco meses depois da despedida do cantor, foi realizado o Tributo a Freddie Mercury para Conscientização sobre a Aids com participação de grandes nomes da música como Elton John,  Guns N' Roses, Metallica e George Michael. O legado de Freddie Mercury vai além da produção musical e da marca que deixou nos corações dos fãs. Em memória do artista, os membros do Queen e o empresário Jim Beach, criaram a Mercury Phoenix Trust, uma instituição de caridade para o combate a Aids.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: José Maria Pardal

Apresentação: Rimack Souto
 

Edição: Nathália Mendes

Últimas notícias
Cultura

Escola de samba Portela se torna patrimônio imaterial e cultural

A maior campeã da história do Carnaval carioca, com 22 títulos, a Portela se tornou patrimônio imaterial e cultural do estado do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

Surto de gripe no RJ lota unidades de pronto atendimento

Para especialistas, a baixa cobertura vacinal contra a gripe, nos dois anos de pandemia de coronavírus, fez com que a doença ganhasse espaço. Agora, com a circulação do vírus da gripe, o que se vê são pessoas relatando sinais de febre e dor no corpo.

Baixar arquivo
Saúde

Governo vai passar a exigir quarentena para viajantes não vacinados

De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, após o período de quarentena definido, os viajantes deverão apresentar um teste do tipo PCR negativo.

Baixar arquivo
Economia

Empregadores devem quitar parcelas suspensas do FGTS até hoje

Devem ser pagas todas as parcelas em aberto e, para evitar o acréscimo de encargos e multa, a Caixa alerta que a quitação deve ser feita dentro do prazo. A falta do recolhimento impede o empregador de emitir o Certificado de Regularidade do FGTS.

Baixar arquivo
Economia

Cepal aponta recuperação do comércio na América Latina e Caribe no ano

Essa recuperação, no entanto, não será igual em todos os países da América Latina e do Caribe, por causa das incertezas provocadas pela pandemia do novo coronavírus.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Governo assina contratos de concessão do 5G

Além de deixar a velocidade da internet cerca de 100 vezes mais rápida em comparação ao 4G, a tecnologia é capaz de integrar pessoas e objetos - a chamada tecnologia das coisas.

Baixar arquivo