O médico e escritor Paulo Niemeyer, foi escolhido como o novo ocupante da cadeira 12 no Quadro de Membros Efetivos da Academia Brasileira de Letras (ABL) nesta quinta-feira (18). Ele recebeu 25 votos. Participaram da eleição 34 acadêmicos, de forma presencial ou virtual.
A cadeira ficou vaga com a morte do acadêmico, professor e crítico literário Alfredo Bosi, no dia 7 de abril.
Paulo Niemeyer Filho nasceu no dia 9 de abril de 1952, no Rio de Janeiro. Filho de Paulo Niemeyer Soares e de Maria Pia Rafaela Guilhermina, graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1975.
Em 1977, foi nomeado chefe do Serviço de Neuro-Tomografia Computadorizada da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. No ano seguinte, foi contratado como médico neurocirurgião do Hospital Municipal Souza Aguiar.
Em 1980, após exame de seleção, obteve o título de especialista em Neurocirurgia, outorgado pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.
Atualmente, é diretor médico do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer e Membro do Conselho da Fundação do Câncer.