Avenida Paulista completa 130 anos

Publicado em 08/12/2021 - 08:42 Por Júlia Ballarini - Repórter TV Brasil - São Paulo

E é lá, na Avenida Paulista onde se nasce, vive, trabalha, diverte, cura e se morre. Tem de tudo, pra tudo.

Coração financeiro, símbolo. Nela cabe de tudo, desde festas de carnaval a protestos políticos.

A Cássia Alencar é natural do Piauí e estudante de direito. Ela trabalha no Tribunal Regional Federal e se diz honrada por trabalhar e ainda se divertir no mesmo lugar.

Chegou em marco de 2020.  Ficou três anos sem visitar a Paulista e tem um carinho enorme pelo local.

A paulistana e estudante Michele Marques, morava na Irlanda, e também ficou três anos sem visitar a Paulista, ela conta ter ficado com muita saudade.

A criação da avenida partiu da ideia de se formar um eixo sofisticado, voltado para a burguesia endinheirada da cidade, capaz de enfrentar os altos preços dos terrenos e das construções. São Paulo já contava com cem mil habitantes.  O idealizador foi Joaquim Eugênio de Lima, um uruguaio, formado em agronomia na Alemanha, residente em São Paulo e casado com uma brasileira.

Inaugurada em 8 de dezembro de 1891, a famosa Avenida Paulista era até então apenas terrenos uniformes, rodeados por uma cerca de arame de três fios, calçadas e duas pistas, ladeadas por árvores como magnólias e plátanos.

Era a avenida mais larga e imponente da cidade.

O arquiteto e urbanista Kazuo Nakano explica que o endereço teve dois momentos históricos, com diferentes escolas arquitetônicas, que impactaram no estilo da avenida.

Kazuo conta que a Avenida Paulista acompanhou as transformações de São Paulo, incluindo o processo de capitalismo.

A partir das décadas de 80 e 90, houve uma mudança de comportamento de seus frequentadores, diz Kazuo Nakan.

Em meio a prédios altíssimos, grandes empresas, escritórios, sons, carros, gente... E um refúgio verde!

Fica no Parque Trianon, que ainda conserva vegetação original. São duas quadras de verde e sombras: 48.624 m². O cheiro da terra úmida, folhas podres e verdes é forte.

Estudantes aproveitam a fresca. O final da tarde traz os aposentados.

No final dos anos 80, um grupo de empresários preocupados em preservar a avenida mais famosa de  São Paulo criou a Comissão Paulista Viva, mais tarde transformada em Associação Paulista Viva.

Nascia, assim, um movimento da sociedade civil determinado a trabalhar para melhorar a qualidade de vida da população que frequenta a avenida e suas redondezas, e manter a avenida paulista como motivo de orgulho para os paulistanos, explica o presidente da associação Livio Giosa.

O presidente da Associação conta que o grupo vai presentear a Avenida Paulista com um grande projeto, envolvendo reurbarnizacao, sustentabilidade, economia criativa e o eixo cultural.

O símbolo de São Paulo completa 130 anos, com uma capacidade de se reinventar impressionante.

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira.

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo