Bienal do Livro festeja reencontro de autores e público

Publicado em 04/12/2021 - 13:28 Por Solimar Luz - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O final de semana tem agenda lotada no evento literário considerado um dos maiores do país. De volta após o cancelamento em 2020, por causa da pandemia de Covid, a Bienal do Livro foi aberta nesta sexta-feira, no seu tradicional espaço: o Riocentro, na Barra da Tijuca, zona oeste carioca.

Em sua vigésima edição, a Bienal festeja o reencontro de autores, artistas, intelectuais e o público, separados pelo isolamento social. E retorna com atrações para todas as idades, seguindo os protocolos sanitários para preservar o bem-estar e segurança de todos.

Este ano, a festa literária faz homenagem a Zuenir Ventura, que aos 90 anos mantém ativa a vida acadêmica. Jornalista, professor, colunista, o mineiro que se tornou carioca de coração, ocupa a cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras, que teve como antecessor ninguém menos que o dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta e professor, Ariano Suassuna.

Na programação, debates sobre juventude, poesia, sustentabilidade, cultura geek e pop, saúde mental, ancestralidade e tendências do mercado literário, além da conexão entre música e streaming. 

Neste sábado, no Pavilhão Azul, tem as escritoras Thalita Rebouças e Paula Pimenta, autoras consagradas do universo pop juvenil, a partir das 15h. Às 17h, no mesmo Pavilhão, Heloísa Buarque de

Hollanda e Ana Maria Machado abordam o tema Da Periferia para o Centro, do Centro para a Periferia. E, às 19h, o cantor, compositor e escritor Lulu santos lança seu livro Lulu em Traço & Verso.

No domingo, a Bienal abre a programação às 11h, no Pavilhão Azul, com uma mesa de conversa sobre jornalismo. A partir daí, os visitantes terão mesas de conversa sobre o momento atual, impactado pela pandemia,  narrativas do horror e do fantástico, ficção e realidade. Uma vasta programação que pode ser conferida no site do evento.

 

 

 

Edição: Vitória Santos / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Meio Ambiente

PF investiga possível contaminação do rio Tapajós, no Pará

O rio Tapajós, que normalmente tem águas claras, com tom esverdeado, está apresentando uma coloração barrenta. Peritos da PF vão também coletar amostras da água.

Baixar arquivo
Geral

Anac concede primeira autorização para entregas por drones

Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu a primeira autorização para entregas comerciais com o equipamento.

Baixar arquivo
Geral

Receita Federal abre consulta a lote residual do Imposto de Renda

O acesso pode ser feito a partir desta segunda-feira. Esse lote é voltado para contribuintes que caíram na malha fina em anos anteriores e conseguiram acertar as contas.

Baixar arquivo
Geral

Rio anuncia investimentos nas comunidades do Jacarezinho e Muzema

Serão investidos cerca de R$ 500 milhões nas duas comunidades, que foram escolhidas com base no índice de criminalidade e no número de habitantes, que passa dos 40 mil.

Baixar arquivo
Cultura

Rio e São Paulo adiam desfile de carnaval para feriado de Tiradentes

A decisão de adiar os desfiles das escolas de samba de fevereiro para abril foi tomada pelos prefeitos do Rio, Eduardo Paes e de São Paulo, Ricardo Nunes, em reunião virtual nessa sexta-feira.

Baixar arquivo
Geral

Código de Trânsito Brasileiro completa 24 anos

Criado em 1997 ele passou a vigorar no ano seguinte. Esse conjunto de normas sofreu várias atualizações desde a sua criação e algumas delas são bem fresquinhas e passam a valer em abril deste ano.

Baixar arquivo