Mestre-Sala e Porta-Bandeira viram Patrimônio Cultural Imaterial do RJ

Publicado em 14/01/2022 - 15:49 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Símbolos das escolas de samba,  Mestre-Sala e Porta-bandeira são agora Patrimônio Cultural de natureza imaterial do Estado do Rio de Janeiro.  É o que prevê Lei sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL).

O texto, de autoria do deputado Rodrigo Amorim, do PSL, prevê ainda o apoio, por parte dos órgãos do Poder Executivo, a iniciativas de valorização e divulgação da dupla que carrega o estandarte das escolar de Samba e que, inclusive, tem data comemorativa no país. O Dia Nacional do Mestre-Sala e da Porta-Bandeira é celebrado em 24 de novembro.

O deputado Rodrigo Amorim ressalta  que a lei reconhece a importância dos casais não só para as agremiações que fazem um dos maiores espetáculos do planeta.

Com roupas de acabamentos luxuosos, nas cores da escola, mestres-salas e porta-bandeiras são mais do que os guardiões da pavilhão das agremiações. Assim como outros elementos emblemáticos das escolas que desfilam nos Sambódromos de todo o país, eles também representam o espírito do Carnaval.

 

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Segurança

Números caem, mas índice de crimes violentos permanece alto no Brasil

Diversos estados brasileiros registram queda no número de crimes violentos em 2021, na comparação com 2020. Mas Fórum Nacional de Segurança considera os índices ainda muito altos, se comparados com o de outros países.

Baixar arquivo
Geral

Falésias de Morro de São Paulo (BA) correm risco de desabamento

O alerta da prefeitura de Cairu, na Bahia, foi reforçado após o período de fortes chuvas no estado. Há trechos de Morro de São Paulo onde há, inclusive, condomínios residenciais que ficam perto das falésias. Quem mora, ou trabalha nessas áreas, já foi informado sobre os riscos.

Baixar arquivo
Economia

Índice Geral de Preços registra alta de 17,82% nos últimos 12 meses

A inflação medida pelo IGP-10,  Índice Geral de Preços, calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, subiu 1,79% em janeiro.

Baixar arquivo
Geral

Volta do rodízio registra trânsito abaixo da média na capital paulista

Houve apenas um pico de 1,5% das vias congestionadas às 8 horas e a partir das 10h também foi registrado um fluxo abaixo para o dia e horário com 0,5% das vias congestionadas nesse período.

Baixar arquivo
Cultura

Nove em dez artistas perderam dinheiro durante a pandemia no Brasil

Este é um dos dados da pesquisa "Músicos e Pandemia", realizada em parceria entre a União Brasileira dos Compositores e a ESPM, Escola Superior de Propaganda e Marketing. E quase metade dos entrevistados perderam 100% da renda que ganhavam com música antes da pandemia. 

Baixar arquivo
Saúde

Aparecimento de superfungo em Pernambuco coloca autoridades em alerta

O microrganismo tem uma alta taxa de letalidade e é resistente a antifúngicos e outros medicamentos.

Baixar arquivo