Palácio da Geologia faz 115 anos esta semana com previsão de reformas

Publicado em 13/01/2022 - 20:08 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Museu de Ciências da Terra ou Palácio da Geologia, que completou 115 anos nesta semana, vai ganhar reformas no Rio de Janeiro.

Estão previstas ações para revitalização e reorganização que devem ser concluídas em 2027, já que um bloco inteiro se encontra em ruínas desde um incêndio em 1973. Mesmo com tanto a fazer, o local ainda promove eventos e mostras culturais, como explica a responsável pelo paço, a museóloga Célia Cursino. 

Administrado desde 2012 pelo Serviço Geológico do Brasil, o museu fica no bairro da Urca, vizinho ao Pão de Açúcar, na zona sul carioca. A primeira-bailarina do Theatro Municipal do Rio, Ana Botafogo, nasceu e foi criada na Urca. Ela fala da importância da recuperação do museu.

O local foi erguido especialmente para a Exposição Nacional Comemorativa do 1º Centenário da Abertura dos Portos do Brasil, em agosto de 1908. Também era intenção das elites republicanas que o evento servisse como uma espécie de exibição da modernidade da então capital brasileira para o resto do mundo – questão perceptível, inclusive, na própria arquitetura do prédio: a construção era de influência quase que totalmente neoclássica, um estilo essencialmente europeu que se opunha ao barroco e valorizava, em especial, o racionalismo, o equilíbrio, a ordem, a moderação e a economia.

O museu é referência histórica no desenvolvimento da ciência do país, conta com um dos maiores acervos da América Latina de minerais, meteoritos, rochas e fósseis, além de uma biblioteca com cerca de 100 mil volumes de publicações relacionadas às geociências, ovos de dinossauros originais,  instrumentos e documentos únicos relacionados à memória geológica, inclusive sobre as primeiras mulheres geocientistas no país.

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Segurança

Números caem, mas índice de crimes violentos permanece alto no Brasil

Diversos estados brasileiros registram queda no número de crimes violentos em 2021, na comparação com 2020. Mas Fórum Nacional de Segurança considera os índices ainda muito altos, se comparados com o de outros países.

Baixar arquivo
Geral

Falésias de Morro de São Paulo (BA) correm risco de desabamento

O alerta da prefeitura de Cairu, na Bahia, foi reforçado após o período de fortes chuvas no estado. Há trechos de Morro de São Paulo onde há, inclusive, condomínios residenciais que ficam perto das falésias. Quem mora, ou trabalha nessas áreas, já foi informado sobre os riscos.

Baixar arquivo
Economia

Índice Geral de Preços registra alta de 17,82% nos últimos 12 meses

A inflação medida pelo IGP-10,  Índice Geral de Preços, calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, subiu 1,79% em janeiro.

Baixar arquivo
Geral

Volta do rodízio registra trânsito abaixo da média na capital paulista

Houve apenas um pico de 1,5% das vias congestionadas às 8 horas e a partir das 10h também foi registrado um fluxo abaixo para o dia e horário com 0,5% das vias congestionadas nesse período.

Baixar arquivo
Cultura

Nove em dez artistas perderam dinheiro durante a pandemia no Brasil

Este é um dos dados da pesquisa "Músicos e Pandemia", realizada em parceria entre a União Brasileira dos Compositores e a ESPM, Escola Superior de Propaganda e Marketing. E quase metade dos entrevistados perderam 100% da renda que ganhavam com música antes da pandemia. 

Baixar arquivo
Saúde

Aparecimento de superfungo em Pernambuco coloca autoridades em alerta

O microrganismo tem uma alta taxa de letalidade e é resistente a antifúngicos e outros medicamentos.

Baixar arquivo