Tom Jobim faria 95 anos neste 25 de janeiro, Dia da Bossa Nova

Publicado em 25/01/2022 - 07:07 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O dia 25 de janeiro é uma data duplamente marcante para a música brasileira. Neste dia nascia um dos maiores nomes da MPB, o maestro Antônio Carlos Jobim, mais conhecido por Tom Jobim, que completaria nesta terça-feira (25), 95 anos.  

Um dos expoentes da bossa nova, Tom inovou a música brasileira trazendo elementos do jazz para composições que ainda são reverenciadas no país e no exterior.  Águas de Março, Só Tinha de Ser com Você, ambas na interpretação da saudosa Elis Regina, são alguns dos seus grandes sucessos. Garota de Ipanema, regravada pelo norte-americano Frank Sinatra, ganhou inúmeras versões em tantas outras vozes nacionais e internacionais. Na mais recente delas, a cantora brasileira Anitta canta o hit Girl From Rio inspirado neste que é considerado um dos maiores clássico da bossa nova.

Em 1982, em entrevista rara do acervo da TV Brasil, Tom falou como Garota de Ipanema foi composta.

Tom Jobim nos deixou aos  67 anos de idade, vítima de uma parada cardíaca, em 1994. E na data em que um dos seus ícones nasceu, também é comemorado o Dia da Bossa Nova. O gênero musical idealizado por Tom, Vinícius de Moraes e João Gilberto,  trouxe uma simplificação do samba carioca, com elementos do jazz norte-americano e composições com letras mais leves quando comparadas às do samba.

A música "Chega de Saudade" marcou o começo da bossa nova, na voz de  Elizeth Cardoso, com João Gilberto no violão. Em 1958 foi regravada por João Gilberto, ganhando ainda mais notoriedade. Na década seguinte, a bossa nova conquistava definitivamente o Brasil e o mundo.

Edição: Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo