Há 55 anos, Jimi Hendrix tacava fogo em guitarra em show histórico
A música "Fire" da turnê Jimi Hendrix Experience de 1967 ganhou vida no palco do Finsbury Park Astoria, em Londres, no dia 31 de março daquele ano. O artista norte-americano botou fogo na sua guitarra e transformou o show em uma noite inesquecível para os fãs.

Naquela noite, Jimi Hendrix e o empresário Chas Chandler planejaram uma forma de chamar a atenção do público depois que um jornalista disse que seria legal combinar a música Fire com alguma apresentação com fogo.
Em um certo ponto do show, Jimi Hendrix caminhou pelo palco enquanto o empresário jogava um líquido inflamável na Fender Stratocaster usada durante o show. O guitarrista acendeu um fósforo e as labaredas alcançaram mais de um metro. A novidade levou a multidão à loucura, mas não agradou a polícia nem os bombeiros que precisaram entrar em ação para apagar as chamas.
O show continuou. Mas a performance audaciosa provocou algumas queimaduras nas mãos do artista que precisou de atendimento médico quando a apresentação terminou.
Meses depois, em junho de 1967, o guitarrista repetiu o ato durante o Monterey Pop Festival nos Estados Unidos. Desta vez, no encerramento da canção Wild Thing. Depois que incendiou a guitarra, apagou o fogo enquanto batia com o instrumento no palco. Uma fotografia eternizou o momento em duas capas da Rolling Stone.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Messias Melo