Começa o São João no Maranhão, a previsão é de 60 dias de festa

Publicado em 27/05/2022 - 19:07 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - Maranhão

Os últimos meses foram de ensaios, muito trabalho nos ateliês dos grupos de Bumba Meu Boi e outras manifestações culturais do Maranhão. Agora, com pandeirões e matracas aquecidas, chegou a hora de dar o ponta pé inicial para os mais de sessenta dias de festejos juninos que irão movimentar a economia, o turismo e principalmente o cenário cultural maranhense. 

Cláudio Sampaio, presidente do Boi Brilho da Ilha, sotaque de orquestra, um dos ritmos da manifestação folclórica, tem boas expectativas para os festejos. Ele conta que o grupo pretende fazer o melhor para engrandecer o São João do Maranhão, "é muita festa, muita alegria e muita confiança de que tudo vai dar certo".

Confiança compartilhada por Zé Inaldo, que comanda o centenário batalhão pesado, Bumba Meu Boi da Maioba com seu sotaque de matraca: "Nos sempre com muita confiança, com muita fé de que poderíamos estar reunidos novamente, como estamos. Agora em condições de vadiar o boi pra o terreiro, nos arraiás, nas avenidas e assim por diante".

Com o slogan o “Maior São João do Brasil”, serão mais de 500 atrações até o final de julho. Somente na capital, São Luís, são pelo menos vinte grandes arraias em atividade, comandados pelos governos estadual e municipal, além das centenas de shows e arraias privados que acontecem em datas específicas de domingo a domingo em todo o estado.

O primeiro deles, começa hoje à noite, a Festança do Ceprama. O arraial que acontece há dezoito anos, no histórico bairro da Madredeus, em São Luís, promete reunir mais de 17 mil pessoas no anfiteatro a céu aberto até o próximo domingo e levar uma diversidade de ritmos. 

Edição: Sâmia Mendes / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Operação realiza ação contra abuso e exploração sexual de menores

A Operação Luz na Infância, que tem como foco identificar autores de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, praticados na internet, começou na manhã desta quinta-feira (30), com 163 mandados de busca e apreensão, sendo 74 deles no Brasil.

Baixar arquivo
Economia

Pronampe: micro e pequenas empresas já podem aderir ao programa

Para obter o empréstimo, será necessário que os empresários compartilhem com a instituição financeira os dados de faturamento de suas empresas. Esse compartilhamento é feito digitalmente, pelo e-CAC, disponível no site da Receita Federal.

Baixar arquivo
Economia

Mapa da FGV aponta que pobreza aumentou na pandemia de covid-19

O número de brasileiros que ganham menos de meio salário mínimo aumentou entre 2019 e 2021. De acordo com o documento, o número de novos pobres surgidos ao longo da pandemia de covid-19 chega a quase 30% da população. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa prorroga importação de imunoglobulina para tratamento de covid

O diretor da Agência, Alex Campos, relator da matéria, lembrou que ainda há desabastecimento de medicamentos e insumos básicos, entre eles a imunoglobulina.
 

Baixar arquivo
Economia

IBGE: desemprego cai para 9,8%; rendimento fica estável

A taxa de desemprego do país saiu da casa dos dois dígitos no trimestre encerrado em maio e chegou ao menor valor para este período desde 2015: 9,8%.

Baixar arquivo
Esportes

Desfalcado, São Paulo visita Universidad Católica pela Sul-Americana

 

Tricolor tem nove ausências por lesão e deve manter base do Brasileiro.

Baixar arquivo