Festa Literária de Santa Teresa volta a ocorrer de forma presencial

14ª edição do evento acontece neste fim de semana

Publicado em 14/05/2022 - 16:24 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Depois de dois anos acontecendo de forma virtual, por causa da pandemia de covid-19, a Festa Literária de Santa Teresa (Flist)volta neste ano ao modelo presencial e com mais de 60 atividades culturais.

A 14ª edição da festa acontece neste sábado e domingo, no Parque das Ruínas, em Santa Teresa, na região central do Rio, e, pela primeira vez, o autor homenageado é um indígena. O professor e escritor Daniel Munduruku tem mais de 50 livros publicados no Brasil e em outros países, sendo a maioria dedicada à literatura infantil.

Os 100 anos da Semana de Arte Moderna também estão sendo lembrados nas mesas de debates, assim como a obra do antropólogo e educador, Darcy Ribeiro, do dramaturgo Dias Gomes, e do escritor português José Saramago, que completariam 100 anos em 2022.

A curadora da Flist, Ninfa Parreiras, destaca que o protagonismo das mulheres nas artes também está nas mesas de debates e que nas apresentações musicais e teatrais a homenagem é para a cantora Elza Soares, que morreu neste ano.

A Festa Literária de Santa Teresa, segundo Ninfa, é para as famílias e todas as atividades são gratuitas. "Nós temos atividades pras crianças, adolescentes, adultos, terceira idade. Para todo mundo. E é muito bom voltar para o presencial, desde 2019, quando a gente fez a última festa literária, voltar e abraçar as pessoas, como toda segurança, com todo cuidado. Não é obrigatório o uso de máscara, mas quem se sentir à vontade leva sua máscara, leva seu álcool"

A gastronomia, o artesanato e as artes plásticas também fazem parte da programação do evento.

Edição: Aline Leal

Últimas notícias
Educação

Vitor Godoy participa do Fórum Mundial de Educação

Godoy vai apresentar as políticas do Ministério da Educação para recuperação do aprendizado dos estudantes, que foi muito prejudicado pelo fechamento das escolas na pandemia.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio lança plano de enfrentamento a violência sexual contra crianças

O plano quer melhorar as políticas públicas de proteção contra abusos e violência contra crianças e adolescentes, além de minimizar os efeitos da pandemia que agravou o problema.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Escola é importante para identificar crianças vítimas de abuso sexual

Maio Laranja é o mês de que destaca a necessidade de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Baixar arquivo
Esportes

Gymnasiade: Brasil fica na vice-liderança no quadro geral de medalhas

Foram 45 ouros, 45 pratas e 36 bronzes, num total de 126 medalhas. O título ficou com os franceses, que subiram ao pódio 130 vezes, em 51 delas para receber a medalha de ouro.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: saiba o que é a varíola dos macacos

Casos de varíola dos macacos em humanos estão surgindo mundo afora. No Entrevista É Nacional, o médico infectologista José Davi Urbaéz esclarece que a diferença entre a varíola dos macacos e a varíola humana é a gravidade.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores desenvolvem queijo para doença crônica no intestino

Um queijo com probiótico capaz de melhorar a qualidade de vida de quem tem uma doença crônica no intestino é a nova descoberta de pesquisadores da UFMG.

Baixar arquivo