Instituto Brennand oferece atividades para marcar a Semana dos Museus

Publicado em 17/05/2022 - 13:15 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Eleito melhor museu da América do Sul por três anos pelos usuários da plataforma TripAdvisor, o Museu do Instituto Ricardo Brennand reúne milhares de obras da coleção do industrial pernambucano que dá nome ao local.

O empresário passou mais de 50 anos colecionando obras e antiguidades. No museu, há um castelo de armas da Idade Média, pinturas que representam o Brasil do século 17 ao 19, obras da época da colonização holandesa no Nordeste e bonecos de cera de tamanho real, entre outras coleções de variadas vertentes.

A coordenadora de Educação do museu, Ruth Gabino, destaca que as coleções representam, de alguma forma, a personalidade do colecionador - sendo o local um diferencial à parte, com alameda e a construção é em formato de castelo.

O Instituto Brennand recebe, em média, 7,5 mil visitantes por mês, chegando a mais de 20 mil em janeiro. E a entrada é gratuita sempre na última terça-feira do mês.

O empresário João Cerqueira, de 34 anos, já perdeu as contas de quantas vezes visitou o espaço e opina que ir à Recife sem conhecer o Museu de Brennand é perder uma grande oportunidade.

Além do museu de Ricardo, o mesmo bairro da Várzea, em Recife, abriga a oficina de Francisco Brennand, que é primo de Ricardo Brennand e autor de inúmeros monumentos de cerâmica espalhados pela cidade. Francisco construiu o espaço sob as ruínas de uma antiga fábrica da própria família.

O artista plástico Dantas Suassuna, filho do escritor Ariano Suassuna, atuou por cinco anos na oficina de Francisco e conta que o pai participou da construção do espaço. Para Dantas, Francisco é uma das grandes referências da arte brasileira.

Nestes dias, ocorre em todo o país a Semana Nacional dos Museus. O Instituto Brennand é um dos museus que vai oferecer diversas atividades que marcam a data. A programação completa pode ser consultada no site gov.br/museus ou no perfil do Ibram nas redes sociais.

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Política

Semana na Câmara terá discussão da PEC que aumenta Auxílio Brasil

Expectativa é que os deputados analisem a PEC que prevê o aumento do Auxílio Brasil, cria o voucher caminhoneiro,um auxílio a taxistas e amplia valor do auxílio gás.

Baixar arquivo
Saúde

DF tem primeiro caso confirmado da varíola dos macacos

Paciente, que não teve a identidade revelada, é um homem na faixa etária de 30 a 39 anos, com histórico de viagem para a Europa.

Baixar arquivo
Geral

Alagoas: já são 50 cidades em situação de emergência devido às chuvas

De acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil, há 40 mil pessoas desalojadas e desabrigadas, que estão sendo levadas para escolas, ginásios e prédios públicos. 

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: os programas femininos

Com a popularização do rádio nos anos 30, as emissoras precisavam apresentar uma programação mais elaborada e atraente. Surgiram, então, os programas segmentados e, entre eles, os que eram dedicados ao público mais ativo e fiel do rádio, o feminino.

Baixar arquivo
Geral

Cantareira vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo