Memorial das Baianas do Acarajé, em Salvador, volta a receber público
Publicado em 21/05/2022 - 08:08 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís
Um dos pontos de cultura mais simbólicos de Salvador vai voltar a receber o público a partir deste fim de semana. Estamos falando do Memorial das Baianas de Acarajé.
Inaugurado em 2009, no Centro Histórico de Salvador, na Praça da Sé, ao lado do Monumento da Cruz Caída, o Memorial das Baianas de Acarajé estava fechado desde o ano passado para a realização de obras de revitalização. Este será o primeiro fim de semana com visita aberta ao público.
O memorial abriga diferentes espaços associados ao ofício da baiana de acarajé como cozinha para prática culinária, sala de oficinas, sala de exposição e um centro de referência com pesquisas e bibliografia.
Também foi criado um espaço para a comercialização de adornos, roupas e lembranças ligadas a essa atividade.
Em 14 de janeiro de 2005, a Baiana do Acarajé foi reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
A coordenadora do Memorial das Baianas do Acarajé, Rita Santos, celebrou a reabertura do espaço e destacou que o espaço precisa ser percebido como símbolo de resistência.
O Memorial das Baianas do Acarajé fica no Pelourinho, em Salvador, na Bahia, e funciona de segunda a sábado de 10h às 16h.
Edição: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki