Memorial das Baianas do Acarajé, em Salvador, volta a receber público

Publicado em 21/05/2022 - 08:08 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

Um dos pontos de cultura mais simbólicos de Salvador vai voltar a receber o público a partir deste fim de semana. Estamos falando do Memorial das Baianas de Acarajé.

Inaugurado em 2009, no Centro Histórico de Salvador, na Praça da Sé, ao lado do Monumento da Cruz Caída, o Memorial das Baianas de Acarajé estava fechado desde o ano passado para a realização de obras de revitalização. Este será o primeiro fim de semana com visita aberta ao público.

O memorial abriga diferentes espaços associados ao ofício da baiana de acarajé como cozinha para prática culinária, sala de oficinas, sala de exposição e um centro de referência com pesquisas e bibliografia.

Também foi criado um espaço para a comercialização de adornos, roupas e lembranças ligadas a essa atividade.

Em 14 de janeiro de 2005, a Baiana do Acarajé foi reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

A coordenadora do Memorial das Baianas do Acarajé, Rita Santos, celebrou a reabertura do espaço e destacou que o espaço precisa ser percebido como símbolo de resistência.

O Memorial das Baianas do Acarajé fica no Pelourinho, em Salvador, na Bahia, e funciona de segunda a sábado de 10h às 16h.

Edição: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Economia

Mapa da FGV aponta que pobreza aumentou na pandemia de covid-19

O número de brasileiros que ganham menos de meio salário mínimo aumentou entre 2019 e 2021. De acordo com o documento, o número de novos pobres surgidos ao longo da pandemia de covid-19 chega a quase 30% da população. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa prorroga importação de imunoglobulina para tratamento de covid

O diretor da Agência, Alex Campos, relator da matéria, lembrou que ainda há desabastecimento de medicamentos e insumos básicos, entre eles a imunoglobulina.
 

Baixar arquivo
Economia

IBGE: desemprego cai para 9,8%; rendimento fica estável

A taxa de desemprego do país saiu da casa dos dois dígitos no trimestre encerrado em maio e chegou ao menor valor para este período desde 2015: 9,8%.

Baixar arquivo
Esportes

Desfalcado, São Paulo visita Universidad Católica pela Sul-Americana

 

Tricolor tem nove ausências por lesão e deve manter base do Brasileiro.

Baixar arquivo
Economia

Aneel realiza nesta quinta-feira (30) leilão de transmissão de energia

Estão sendo leiloados 13 lotes de investimentos com instalações situadas em 13 estados da Federação. 

Baixar arquivo
Esportes

Ana Marcela Cunha vai integrar Comitê de Atletas da Fina

Ela é a única representante do Brasil na categoria Águas abertas. O mandato será de 2022 a 2026. A eleição é bastante significativa por ter representantes dos seis continentes.

Baixar arquivo