O médico e escritor Paulo Niemeyer Filho é o mais novo imortal na ABL

Publicado em 28/05/2022 - 09:13 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O médico e escritor Paulo Niemeyer Filho, de 70 anos, toma posse nesta sexta-feira, na Academia Brasileira de Letras.

O mais novo imortal ganhou assento na cadeira 12, sucedendo o professor e crítico literário Alfredo Bosi, que morreu em abril do ano passado, vítima de covid.

A cerimônia de posse acontece no Petit Trianon, o palacete no Centro do Rio, sede da ABL desde 1923.

Eleito com 25 dos 34  votos possíveis, em novembro do ano passado, Niemeyer Filho é neurocirurgião, autor de livros como O que é ser médico e No labirinto do cérebro. Filho de um dos maiores cirurgiões do país, de quem herdou o nome e a profissão, o novo imortal é sobrinho de outro ícone, sendo que da arquitetura: Oscar Niemeyer.

Carioca, o médico se dedica ao estudo da neurocirurgia desde 1975, quando se graduou pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

É especialista em cirurgias de tumores cerebrais, aneurismas e um dos pioneiros no Brasil na técnica microcirúrgica para tratamento de nevralgia do trigêmeo.  

Foi diretor do Instituto de Neurocirurgia da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro e presidente da Sociedade de Neurocirurgia do Estado.  

Atualmente, é diretor do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, professor titular da PUC, do Rio de Janeiro, além de ser membro titular da Academia Nacional de Medicina e da Sociedade Norte-Americana Congresso de Cirurgião Neurológico.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Temporada de cruzeiros no Brasil será retomada no final outubro

A temporada de cruzeiros 2022/2023 dever ser a maior dos últimos 10 anos, prevê a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos. 

Baixar arquivo
Economia

Procon do Rio fiscaliza postos de combustíveis após redução do ICMS

Fiscais do órgão iniciaram uma fiscalização em postos de todo o estado para garantir o cumprimento do decreto do governo, que reduz de 34% para 18% a alíquota do ICMS sobre os combustíveis.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Gazeta

De caráter cultural, a Rádio Gazeta já se destacava desde o início, em 1943, dispondo de uma orquestra sinfônica, um coral lírico, um conjunto de jazz, pianistas e cantores nacionais e internacionais.

Baixar arquivo
Esportes

Seleção brasileira de judô paralímpico ganha o Grand Prix de São Paulo

A delegação brasileira conquistou 17 medalhas, sendo seis de ouro, três de prata e oito de bronze.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Grand Junction Railway era inaugurada há 185 anos

As ferrovias surgiram no início do século XIX na Inglaterra para transporte de cargas e de pessoas. Com o sucesso desse novo meio de locomoção, o Parlamento britânico autorizou uma grande obra. 

Baixar arquivo
Esportes

Brasil termina em segundo lugar na Liga das Nações de vôlei feminino

Os outros confrontos são Turquia x Tailândia e Estados Unidos x Sérvia e Itália x China.

Baixar arquivo