Pedra fundamental do Royal Albert Hall foi lançada há 155 anos

Publicado em 20/05/2022 - 10:13 Por José Carlos Andrade - Locutor da Rede Nacional de Rádio - Brasília

Um verdadeiro espetáculo. O teatro Royal Albert Hall tem uma arquitetura impressionante e é palco de grandes apresentações em Londres, na Inglaterra. A pedra fundamental de granito vermelho foi lançada, em 20 de maio de 1867, pela Rainha Vitória em homenagem a seu falecido marido, Albert de Saxe-Coburgo-Gota.

Desde a morte do príncipe Albert, em 1861, a rainha evitava aparecer em público. Naquele dia, uma enorme marquise, com capacidade para 7 mil pessoas, foi montada especialmente para receber a monarca que ainda vestia preto em sinal de luto. Estima-se que dez mil pessoas acompanharam a cerimônia. 

Embaixo da pedra fundamental, foi colocada uma “cápsula do tempo” com uma mensagem do primeiro-ministro e moedas de prata e ouro. O marco inaugural pode ser encontrado atualmente no auditório principal, no bloco K, fila 11, assento 87.

O local que abrigaria o teatro recebeu a bênção do Arcebispo de Canterbury e contou com uma apresentação da orquestra Real que tocou uma música composta pelo príncipe Albert. Além disso, a homenagem incluiu uma salva de 21 tiros.

Em dezembro de 1870, o interior do prédio já estava pronto. A Rainha Vitória e sua filha, princesa Beatrice, acompanharam o teste de acústica com uma cantora e um violinista. Em fevereiro do ano seguinte, foi realizado mais um teste. Dessa vez, o local recebeu o primeiro concerto para um público de 7 mil pessoas, incluindo operários e suas famílias.

A obra durou quase quatro anos. Até que, em 29 de março de 1871, a Rainha Vitória voltou para a inauguração do edifício. Mas foi Edward, o Príncipe de Gales, que falou em nome da mãe já que ela estava muito emocionada.

Hoje, o Royal Albert Hall é uma instituição de caridade com o objetivo de promover as artes e as ciências. De acordo com a organização, o local recebe mais de um milhão e setecentos mil visitantes todos os anos.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Cantareira vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo
Economia

Mercado de aviação cresce no Brasil, mas segue abaixo da pré-pandemia

Ao todo, 6 milhões e 400 mil passageiros voaram no mercado doméstico brasileiro em maio deste ano. O número representa 10% menos que o mês de maio de 2019, ou seja, antes da pandemia. 

Baixar arquivo
Internacional

Portugal vai criar novo visto de trabalho a brasileiros no país

Em visita ao Rio de Janeiro, neste sábado (02), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, citou a proposta que cria um novo visto de trabalho para brasileiros.

Baixar arquivo
Geral

Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres.

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo