Rock Brasil comemora 40 anos; estilo atingiu seu auge nos anos 1980

Publicado em 11/05/2022 - 08:15 Por Victor Ribeiro* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Rock Brasil comemora 40 anos. Óbvio que o estilo já tocava em palcos brasileiros desde a década de 1950, mas a geração conhecida como Rock Brasil é aquela dos anos 80. Nem precisa explicar muito. Basta pensar em quantas bandas nacionais de rock você conhece. Provavelmente, muitas serão dessa época, que teve três epicentros: Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Na capital do país, o punk e o pós-punk foram algumas das principais influências. Para o guitarrista, cantor e compositor Philippe Seabra, da Plebe Rude, o inconformismo da juventude brasiliense deu força para as bandas.

Além da proximidade com o poder, Seabra afirma que, artisticamente, as bandas de Brasília tinham melodias simples, que combinavam com as letras mais contundentes e resultavam em músicas diretas.

Entre as bandas brasilienses estão a própria Plebe Rude, o Detrito Federal e o Aborto Elétrico, que deu origem à Legião Urbana e ao Capital Inicial.

A cena do rock na capital federal se organizou na Colina, onde moram os professores e alunos de pós-graduação da Universidade Brasília. Tanto que os músicos eram chamados de Turma da Colina. Mas a cidade tem outros 39 pontos que marcaram a história do ritmo. Eles foram organizados pelo próprio Philippe Seabra e fazem parte da Rota Brasília Capital do Rock.

*com sonoplastia de Messias Melo

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Política

Semana na Câmara terá discussão da PEC que aumenta Auxílio Brasil

Expectativa é que os deputados analisem a PEC que prevê o aumento do Auxílio Brasil, cria o voucher caminhoneiro,um auxílio a taxistas e amplia valor do auxílio gás.

Baixar arquivo
Saúde

DF tem primeiro caso confirmado da varíola dos macacos

Paciente, que não teve a identidade revelada, é um homem na faixa etária de 30 a 39 anos, com histórico de viagem para a Europa.

Baixar arquivo
Geral

Alagoas: já são 50 cidades em situação de emergência devido às chuvas

De acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil, há 40 mil pessoas desalojadas e desabrigadas, que estão sendo levadas para escolas, ginásios e prédios públicos. 

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: os programas femininos

Com a popularização do rádio nos anos 30, as emissoras precisavam apresentar uma programação mais elaborada e atraente. Surgiram, então, os programas segmentados e, entre eles, os que eram dedicados ao público mais ativo e fiel do rádio, o feminino.

Baixar arquivo
Geral

Cantareira vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo