Semana Nacional de Museus: confira atrações no Centro-Oeste do país

Publicado em 18/05/2022 - 08:08 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

No Centro Oeste do Brasil se misturam as riquezas naturais de chapadas e o modernismo de algumas cidades, como a capital, Brasília. Na Semana Nacional de Museus, fica difícil falar de apenas um, diante de tantas opções. Em Cuiabá, um espaço conta um pouco da história do planeta Terra e da humanidade. É o Museu de História Natural de Mato Grosso, localizado na Casa Dom Aquino.

Inaugurado há mais de 15 anos, teve parte do acervo arqueológico e paleontológico enviado a outros estados e países, por falta de local adequado para armazenamento. Atualmente, o Museu de História Natural de Mato Grosso abriga exposições e ações educativas, rodeadas pela natureza, que é a cereja do bolo. O lugar é um convite para somar aprendizado e lazer. Como faz, sempre, com a família, a gastrônoma Vanessa Ramos.

A curadora do Museu de História Natural de Mato Grosso, Vitória Zanquetta, conta que o local recebe muitos pesquisadores, já que algumas exposições são permanentes.

Ela explica que, até agosto, o museu recebe a exposição temporária de artes rupestres na Chapada dos Guimarães. A entrada inteira custa R$ 12 e, aos domingos, é de graça.

E a mais de mil quilômetros dali, está a capital do país, que abriga diversos museus. No coração de Brasília, o chamado Plano Piloto, fica o Memorial dos Povos Indígenas, praticamente ao lado do Memorial JK, dedicado ao ex-presidente Juscelino Kubitscheck.

Desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o espaço tem formato arredondado, que lembra as cabanas usadas pelos indígenas da etnia Yanomami. Hoje em dia, esses povos originários lutam pela terra onde vivem, na região do Amazonas, e contra invasões ilegais de garimpeiros.

Valorizar a cultura e a história dos povos originários é uma forma de respeitar e preservar as etnias. Desde os dinossauros, aos meteoros, até os novos habitantes do Planeta. Passando pelas culturas e suas misturas. É preciso olhos atentos para ver o passado registrado e guardado nos Museus.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo