Imigração japonesa no Brasil completa 114 anos

Maior população de origem japonesa fora do Japão vive no Brasil

Publicado em 18/06/2022 - 15:41 Por Fabiana Sampaio* - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O dia 18 de junho é motivo de celebração para japoneses e brasileiros. A data marca o Dia da Imigração Japonesa no Brasil. Há 114 anos o país começava a receber imigrantes para trabalhar nas lavouras de café, no estado de São Paulo.

De lá para cá, a comunidade nipônica só cresceu. Dados da Embaixada do Japão no Brasil estimam que aproximadamente 2 milhões de japoneses e descendentes, a maior população de origem japonesa fora do Japão, vivam no Brasil.

Como não poderia ser diferente, a influência da cultura nipônica no país é significativa e está presente nas mais diversas áreas, dos saberes e tradições à gastronomia.

O especialista em TI, Roberto Makoto Shimizu, que atualmente reside no Japão, relembra algumas dessas contribuições de seus antepassados, principalmente para a agricultura.

O antropólogo e cientista político Antônio Flávio Testa cita outras contribuições importantes como nas artes marciais, que ajudou o país a se transformar em uma potencia em várias modalidades, com esportistas campeões no Judo e Karatê. Testa destaca que houve uma troca na interação entre os dois países.

A cidade de São Paulo é a que conta com a maior comunidade japonesa do Brasil. O bairro da Liberdade tem toda a atmosfera do Japão, com fachadas escritas com ideogramas e a arquitetura tradicionalmente oriental.

Mas há outras cidades no país também marcadas pela cultura e conhecimento trazidos por esses imigrantes, como Assaí, no Paraná , Ivoti, no Rio Grande do Sul, e Tomé-Açu, no Pará.  

De acordo com o Censo do IBGE de 2010 os japoneses representavam 11,4% do total de estrangeiros que moravam no país.

*com produção de Daniel Lima

Edição: Rimack Souto / Edição web Patrícia Serrão

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo