Cem anos do rádio no Brasil: Haroldo Barbosa

Publicado em 23/06/2022 - 11:01 Por Rádio MEC - Rio de Janeiro

Compositor, jornalista, letrista, discotecário, versionista, humorista, redator, arquivista, publicitário e dramaturgo, Haroldo Barbosa começou no rádio como contra regra, na equipe do Programa Casé, na Rádio Phillips.

Em seguida, transferiu-se junto com Ademar Casé para a Rádio Sociedade, onde organizou a discoteca e atuou, também, como locutor esportivo.

Haroldo Barbosa organizou todo o acervo de música da emissora, um dos mais importantes da época, e foi responsável pela criação dos primeiros jingles da publicidade brasileira.

Ele também compôs canções de grande sucesso, gravadas por intérpretes  como Elizeth Cardoso , Aracy de Almeida, Francisco Alves, Orlando Silva, Os Cariocas, entre muitos outros.

Ainda na Rádio Nacional, Haroldo Barbosa escreveu os roteiros para  O Grande Teatro, de César Ladeira, um dos programas de maior sucesso da época.

Ele também organizou  uma orquestra sinfônica com 68 músicos que já atuavam na emissora.

Em meados da década de 1940, criou o programa A Canção Romântica, no qual fazia versões de sucessos internacionais, especialmente para Francisco Alves interpretar, o que deu novo impulso à carreira do cantor.   

Logo depois, passou a escrever para um programa de grande sucesso, em que diversos artistas interpretavam as mais de 300 versões que criou.

Haroldo percebeu que os quadros de humor nos intervalos dos programas faziam enorme sucesso com o público, e dedicou-se intensamente ao gênero, lançando humoristas célebres como Chico Anísio e Sérgio Porto, o “Stanislaw Ponte Preta”. 

Haroldo Barbosa estreou na TV Rio, em 1957, como autor de programas humorísticos.

Em 1963, transferiu-se para a TV Excelsior,  a convite de Carlos Manga, para trabalhar na criação do musical Times Square, em parceria com Max Nunes.

A parceria entre os dois redatores durou mais de duas décadas e deu tão certo que eles montaram um escritório para atender aos muitos pedidos de textos humorísticos que recebiam.

Após sua morte, Maria Carmen Barbosa, dramaturga, escritora e  filha do autor, doou a Coleção Particular Haroldo Barbosa ao Arquivo Geral da cidade do Rio de Janeiro.

O acervo abriga algumas preciosidades, como partituras de suas composições, versões e jingles publicitários, além de roteiros dos inúmeros programas humorísticos criados por Haroldo Barbosa para o rádio e para a televisão.

Cem anos em 100 programas

100 anos rádio no Brasil
100 anos rádio no Brasil - Arte EBC

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.

Edição: Adriana Ribeiro / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Economia

Conta de luz: Julho permanece com bandeira tarifária verde

Isso significa que não haverá cobrança de custo adicional. A informação foi divulgada pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica.

Baixar arquivo
Segurança

SP: Policiais são presos acusados de lotear área de proteção ambiental

O esquema mirava terras públicas no município de Cotia, na região metropolitana da capital paulista. A região tem cerca de 900 mil metros quadrados e é conhecida como Parque das Nascentes.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça determina que Tik Tok remova conteúdo impróprio

O Ministério da Justiça determinou que a plataforma online Tik Tok remova conteúdos impróprios para menores de 18 anos no Brasil. O documento determina que a rede social tem 72 horas para cumprir a ordem.

Baixar arquivo
Justiça

ICMS combustíveis: Gilmar Mendes marca audiência de conciliação

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes marcou a audiência de conciliação para a próxima terça-feira, às 9h, com representantes dos estados e da União para discutir a tributação do ICMS, imposto que incide sobre combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação contra a gripe será ampliada em todo país a partir de sábado

Toda a população, com pelo menos seis meses de idade, pode procurar um posto de saúde para receber a vacina contra a gripe.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite dois jogos neste fim de semana

Neste sábado (25), a partir das 19h, o Flamengo encara o América-MG em busca da reabilitação e de ficar mais distante do Z4. Neste domingo (26) é a vez do Clássico Vovô. A partir das 16h tem Botafogo e Fluminense.

Baixar arquivo