Cem anos do rádio no Brasil: Radamés Gnattali

Publicado em 22/06/2022 - 11:01 Por Rádio MEC - Rio de Janeiro

Filho de pianistas, o maestro gaúcho Radamés Gnattali estudou no conservatório de Porto Alegre e na Escola Nacional de Música.

Terminou o curso de piano em 1924 e, desde então, passou a se dedicar à composição e à orquestração.

Tocou em cinemas e estreou como compositor na década de 1930,  com a apresentação de Rapsódia Brasileira, interpretada pela pianista Dora Bevilacqua.

Radamés Gnattali ajudou a moldar a música popular contemporânea e a “vestiu de luxo”, mesclando referências do universo clássico e da música norte-americana.

Radamés trabalhou durante 30 anos como pianista, arranjador e maestro na Rádio Nacional, desde a sua inauguração.

Criou a Orquestra Brasileira, uma mini sinfônica que tocava seus arranjos no programa Um Milhão de Melodias,  dando um colorido nacional aos sucessos estrangeiros.

Radamés compôs também  obras importantes para orquestra, com solos de instrumentos pouco usuais.  

Radamés Gnattali criou inúmeras trilhas sonoras para o cinema nacional, entre elas a do filme Rio, 40 Graus, de Nelson Pereira dos Santos, e trabalhou durante 11 anos como arranjador, compositor  e regente na TV Globo.

Amigo e parceiro de Tom Jobim, na década de 70, influenciou jovens instrumentistas como Raphael Rabello, Joel Nascimento e Maurício Carrilho e também a formação de grupos de choro, como o Camerata Carioca.

Radamés Gnattali foi um músico total, um trabalhador da música. Deixou larga obra sinfônica e camerística e foi um dos mais importantes arranjadores brasileiros, com mais de cinco décadas de atuação na música popular.

Cem anos em 100 programas

100 anos rádio no Brasil
100 anos rádio no Brasil - Arte EBC

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.

Edição: Adriana Ribeiro / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Educação

Escolas de maioria branca têm melhor infraestrutura, aponta pesquisa

A análise foi feita pelo Observatório da Branquitude, que ressalta a vantagem de alunos brancos e a persistência da desigualdade racial no país. Um exemplo é a rede de esgoto, presente em 72% das escolas com predominância de brancos e em apenas 43% das escolas com maioria de alunos negros.  

Baixar arquivo
Esportes

Nesta terça-feira começa segunda rodada do Brasileirão

Nesta terça-feira, tem a abertura da segunda rodada do Brasileirão Série A, com total cobertura da Rádio Nacional.

Bahia e Fluminense jogam às nove e meia da noite no Estádio da Fonte Nova, em Salvador.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo