Cem anos do rádio no Brasil: Radamés Gnattali

Publicado em 22/06/2022 - 11:01 Por Rádio MEC - Rio de Janeiro

Filho de pianistas, o maestro gaúcho Radamés Gnattali estudou no conservatório de Porto Alegre e na Escola Nacional de Música.

Terminou o curso de piano em 1924 e, desde então, passou a se dedicar à composição e à orquestração.

Tocou em cinemas e estreou como compositor na década de 1930,  com a apresentação de Rapsódia Brasileira, interpretada pela pianista Dora Bevilacqua.

Radamés Gnattali ajudou a moldar a música popular contemporânea e a “vestiu de luxo”, mesclando referências do universo clássico e da música norte-americana.

Radamés trabalhou durante 30 anos como pianista, arranjador e maestro na Rádio Nacional, desde a sua inauguração.

Criou a Orquestra Brasileira, uma mini sinfônica que tocava seus arranjos no programa Um Milhão de Melodias,  dando um colorido nacional aos sucessos estrangeiros.

Radamés compôs também  obras importantes para orquestra, com solos de instrumentos pouco usuais.  

Radamés Gnattali criou inúmeras trilhas sonoras para o cinema nacional, entre elas a do filme Rio, 40 Graus, de Nelson Pereira dos Santos, e trabalhou durante 11 anos como arranjador, compositor  e regente na TV Globo.

Amigo e parceiro de Tom Jobim, na década de 70, influenciou jovens instrumentistas como Raphael Rabello, Joel Nascimento e Maurício Carrilho e também a formação de grupos de choro, como o Camerata Carioca.

Radamés Gnattali foi um músico total, um trabalhador da música. Deixou larga obra sinfônica e camerística e foi um dos mais importantes arranjadores brasileiros, com mais de cinco décadas de atuação na música popular.

Cem anos em 100 programas

100 anos rádio no Brasil
100 anos rádio no Brasil - Arte EBC

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.

Edição: Adriana Ribeiro / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Economia

Conta de luz: Julho permanece com bandeira tarifária verde

Isso significa que não haverá cobrança de custo adicional. A informação foi divulgada pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica.

Baixar arquivo
Segurança

SP: Policiais são presos acusados de lotear área de proteção ambiental

O esquema mirava terras públicas no município de Cotia, na região metropolitana da capital paulista. A região tem cerca de 900 mil metros quadrados e é conhecida como Parque das Nascentes.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça determina que Tik Tok remova conteúdo impróprio

O Ministério da Justiça determinou que a plataforma online Tik Tok remova conteúdos impróprios para menores de 18 anos no Brasil. O documento determina que a rede social tem 72 horas para cumprir a ordem.

Baixar arquivo
Justiça

ICMS combustíveis: Gilmar Mendes marca audiência de conciliação

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes marcou a audiência de conciliação para a próxima terça-feira, às 9h, com representantes dos estados e da União para discutir a tributação do ICMS, imposto que incide sobre combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação contra a gripe será ampliada em todo país a partir de sábado

Toda a população, com pelo menos seis meses de idade, pode procurar um posto de saúde para receber a vacina contra a gripe.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite dois jogos neste fim de semana

Neste sábado (25), a partir das 19h, o Flamengo encara o América-MG em busca da reabilitação e de ficar mais distante do Z4. Neste domingo (26) é a vez do Clássico Vovô. A partir das 16h tem Botafogo e Fluminense.

Baixar arquivo