Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Gazeta

Publicado em 04/07/2022 - 11:01 Por Rádio MEC - Rio de Janeiro

Em março de 1943, o jornalista e advogado Cásper Líbero, diretor e proprietário de A Gazeta, um dos mais importantes jornais paulistanos, decide ampliar seu veículo de comunicação com a compra de uma emissora de rádio. 

Foi assim que, após as negociações com a antiga Rádio Educadora Paulista, foi criada a Rádio Gazeta. As primeiras palavras no ar foram do seu fundador, Cásper Líbero.

Sob o prefixo P R A - 6, a emissora foi adquirida com uma imensa discoteca. Hoje, com 120 mil discos, é considerada um dos maiores acervos fonográficos do país.

De caráter cultural, a Rádio Gazeta já se destacava desde o início, dispondo de uma orquestra sinfônica, um coral lírico, um conjunto de jazz, pianistas e cantores nacionais e internacionais.

O maestro Armando Belardi, criador da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, foi durante anos diretor artístico da Rádio Gazeta e era responsável, entre outros, pelos programas Cortina Lírica, Grande Soirée de Gala e Teatro de Operetas.

Na década de 1960, com o sucesso do impresso A Gazeta Esportiva, o esporte, principalmente o futebol, passa a vigorar na emissora, e a audiência é elevada.  O narrador e apresentador esportivo, Galvão Bueno, começou a carreira na Rádio Gazeta.

Em 2009, a Rádio Gazeta AM passou a ser dirigida pela faculdade Cásper Líbero. Estudantes dos cursos de Jornalismo e de Rádio e Televisão passaram a participar de todas as etapas de produção, seja na atuação de estágio, monitoria ou atividades laboratoriais.

O dia 28 de janeiro de 2019 marcou oficialmente o final das transmissões da Rádio Gazeta, de São Paulo, na frequência AM, passando a operar apenas no site e nos aplicativos. 

Cem anos em 100 programas

100 anos rádio no Brasil
100 anos rádio no Brasil - Arte EBC

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.

Edição: Adriana Ribeiro / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Anvisa libera uso obrigatório de máscaras em aviões e aeroportos

A análise técnica da Anvisa apontou que a flexibilização do uso de máscaras não vai resultar em um aumento no número de mortes pela doença.

Baixar arquivo
Economia

Consórcio privado vence leilão para gerir 454 km de rodovias em MG

O consórcio formado pelas empresas Equipav e Perfin arrematou em pouco mais de R$ 377 milhões o valor da concessão. Grupo já havia vencido outro leilão na semana passada. 

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Estudo revela quais insumos da amazônia são mais pesquisados no país

Açaí, tucumã e buriti são os que mais apareceram em pesquisas científicas publicadas nos últimos cinco anos por instituições de pesquisa brasileiras sobre matérias-primas da região, segundo a empresa World-Transforming Technologies.

Baixar arquivo
Esportes

Tenista Bia Haddad sofre derrota no 1º Jogo do WTA 1000 de Toronto

E no dia 27 de agosto, Berlim na Alemanha recebe o Mundial IAU de 100 quilômetros. Para representar o Brasil, a Confederação Brasileira de Atletismo convocou dez atletas, cinco no naipe feminino e cinco no masculino.

Baixar arquivo
Economia

Leilão de oferta permanente de partilha será em 16 de dezembro

O regime de partilha é aquele em que as empresas contratantes são obrigadas a reservar uma parte do óleo extraído dos poços de petróleo para a União.

Baixar arquivo
Geral

Operação desarticula organização que traficava drogas do Paraguai

A Polícia Federal realizou, nesta quarta-feira, a "Operação Lottus" contra uma organização criminosa que despachava drogas trazidas do Paraguai, por meio do lago de Itaipu, para outros estados do país."

Baixar arquivo