Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Itatiaia

Publicado em 21/06/2022 - 11:01 Por Rádio MEC - Rio de Janeiro

No ano de 1951, o radialista Januário Laurindo Carneiro, reuniu suas economias com alguns de seus amigos e comprou na cidade de Nova Lima, Minas Gerais, uma pequena emissora.

Com apenas 100 watts, a menor potência permitida por lei e com o lema “nós vendemos espaço, não vendemos opinião”, a Rádio Itatiaia foi criada com um novo conceito de programação, com mais jornalismo e coberturas de eventos esportivos.

Em 1952, a rádio conseguiu autorização para operar em Belo Horizonte, concorrendo com três grandes estações: Inconfidência, Guarani e Mineira.

Na contramão das principais transmissões radiofônicas da época e influenciado pela Rádio Continental do Rio de Janeiro, Januário Carneiro instituiu um novo modelo de programação, atraindo os fãs de esporte e, principalmente, os apaixonados por futebol.

No final de 1960, a emissora decidiu ampliar sua programação, com a criação de quadros musicais.

Também conhecida como a Rádio de Minas, a Itatiaia traz uma programação voltada para jornalismo, esportes, prestação de serviços e entretenimento.

Hoje sua potência cobre um raio de 140 quilômetros, atingindo toda a região metropolitana de Belo Horizonte. Além de transmitir sua programação ao vivo, pela internet, por celulares e outros dispositivos móveis.

Em maio de 2021, a rádio passou a fazer parte do grupo empresarial comandado por Rubens Menin. E em fevereiro de 2022, a Itatiaia se torna a emissora mais ouvida do Brasil.

Cem anos em 100 programas

100 anos rádio no Brasil
100 anos rádio no Brasil - Arte EBC

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.

Edição: Adriana Ribeiro / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Economia

Conta de luz: Julho permanece com bandeira tarifária verde

Isso significa que não haverá cobrança de custo adicional. A informação foi divulgada pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica.

Baixar arquivo
Segurança

SP: Policiais são presos acusados de lotear área de proteção ambiental

O esquema mirava terras públicas no município de Cotia, na região metropolitana da capital paulista. A região tem cerca de 900 mil metros quadrados e é conhecida como Parque das Nascentes.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça determina que Tik Tok remova conteúdo impróprio

O Ministério da Justiça determinou que a plataforma online Tik Tok remova conteúdos impróprios para menores de 18 anos no Brasil. O documento determina que a rede social tem 72 horas para cumprir a ordem.

Baixar arquivo
Justiça

ICMS combustíveis: Gilmar Mendes marca audiência de conciliação

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes marcou a audiência de conciliação para a próxima terça-feira, às 9h, com representantes dos estados e da União para discutir a tributação do ICMS, imposto que incide sobre combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação contra a gripe será ampliada em todo país a partir de sábado

Toda a população, com pelo menos seis meses de idade, pode procurar um posto de saúde para receber a vacina contra a gripe.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite dois jogos neste fim de semana

Neste sábado (25), a partir das 19h, o Flamengo encara o América-MG em busca da reabilitação e de ficar mais distante do Z4. Neste domingo (26) é a vez do Clássico Vovô. A partir das 16h tem Botafogo e Fluminense.

Baixar arquivo