logo Radioagência Nacional
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Emissora foi inaugurada no Rio de Janeiro em 12 de setembro de 1936
Baixar
Rádio MEC
26/06/2022 - 11:01
Rio de Janeiro
A cantora Emilinha Borba e César de Alencar nos estúdios da Rádio Nacional.
© Acervo EBC / Direitos Reservados

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio, mas a história da Nacional começa antes, em 1936.

A emissora foi inaugurada no Rio de Janeiro em 12 de setembro de 1936, com o prefixo PRE-8, e pertencia a uma das empresas de Percival Farquhar.

A música popular brasileira já tinha grande destaque nesses anos iniciais. Em 1938, o radialista Almirante estreou, por exemplo, o Curiosidades Musicais.

Em 1940, a emissora é encampada pelo governo Vargas, o que dá início ao período de ouro da emissora.

De programas educativos a entretenimento nos mais variados formatos, humor, esporte, dramaturgia…  

Em 1941, leva ao ar a primeira radionovela brasileira: Em Busca da Felicidade.

A música é um capítulo à parte na história da Nacional. Os números musicais eram apresentados por conjuntos diversos, incluindo orquestras da própria emissora. Em 1942,  a Nacional inaugura seu auditório, palco de atrações inesquecíveis sob o comando de estrelas do rádio como Paulo Gracindo e César de Alencar.

A chegada da televisão ao Brasil, ainda  na década de 1950, contribuiu para o início de mudança de perfil da emissora.

Atualmente, a Rádio Nacional faz parte das emissoras da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), tem emissoras e transmite para Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Tabatinga, São Luís do Maranhão, Recife e Amazônia, e mantém uma programação dedicada ao jornalismo, ao esporte e à música popular brasileira. 

 

Cem anos em 100 programas

100 anos rádio no Brasil
100 anos rádio no Brasil - Arte EBC

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.

x