Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Emissora foi inaugurada no Rio de Janeiro em 12 de setembro de 1936

Publicado em 26/06/2022 - 11:01 Por Rádio MEC - Rio de Janeiro

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio, mas a história da Nacional começa antes, em 1936.

A emissora foi inaugurada no Rio de Janeiro em 12 de setembro de 1936, com o prefixo PRE-8, e pertencia a uma das empresas de Percival Farquhar.

A música popular brasileira já tinha grande destaque nesses anos iniciais. Em 1938, o radialista Almirante estreou, por exemplo, o Curiosidades Musicais.

Em 1940, a emissora é encampada pelo governo Vargas, o que dá início ao período de ouro da emissora.

De programas educativos a entretenimento nos mais variados formatos, humor, esporte, dramaturgia…  

Em 1941, leva ao ar a primeira radionovela brasileira: Em Busca da Felicidade.

A música é um capítulo à parte na história da Nacional. Os números musicais eram apresentados por conjuntos diversos, incluindo orquestras da própria emissora. Em 1942,  a Nacional inaugura seu auditório, palco de atrações inesquecíveis sob o comando de estrelas do rádio como Paulo Gracindo e César de Alencar.

A chegada da televisão ao Brasil, ainda  na década de 1950, contribuiu para o início de mudança de perfil da emissora.

Atualmente, a Rádio Nacional faz parte das emissoras da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), tem emissoras e transmite para Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Tabatinga, São Luís do Maranhão, Recife e Amazônia, e mantém uma programação dedicada ao jornalismo, ao esporte e à música popular brasileira. 

 

Cem anos em 100 programas

100 anos rádio no Brasil
100 anos rádio no Brasil - Arte EBC

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.

Edição: Adriana Ribeiro / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo