Corpo de Danuza Leão será cremado nesta sexta (24) no Rio

Ela faleceu na quarta-feira (22), aos 88 anos

Publicado em 23/06/2022 - 14:03 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O corpo da escritora, jornalista e ex-modelo Danuza Leão vai ser cremado nesta sexta-feira (24), no Crematório e Cemitério da Penitência, no Caju, zona portuária da cidade do Rio de Janeiro. A cerimônia de despedida, que será restrita à família e aos amigos, começa às 13h, com um velório na capela Ecumênica. Às 16h, o corpo segue para a cremação.

Danuza morreu na noite dessa quarta-feira, aos 88 anos, na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio. Ela estava internada para tratar de problemas respiratórios.

Nascida em Itaguaçu, no Espírito Santo, Danuza foi para o Rio, com a família, aos 10 anos de idade. 

Irmã da cantora Nara Leão, já falecida, foi casada com o jornalista Samuel Wainer, fundador do extinto jornal Última Hora. Ela se separou de Samuel para viver com o cronista Antônio Maria e, depois de quatro anos, se casou com o jornalista Renato Machado.

Danuza Leão foi a primeira modelo brasileira profissional a desfilar no exterior e depois seguiu a carreira em Paris. Na volta, se tornou a maior promotora de festas nas boates do Rio de Janeiro. 

Foi colunista dos jornais Folha de São Paulo e Jornal do Brasil e colaboradora de novelas da Rede Globo.

Descendente de italianos e indígenas, Danuza publicou, em 1992, seu primeiro livro – Na sala com Danuza - sobre etiquetas sociais. Depois vieram As Aparências Enganam; Danuza Fazendo as Malas, entre outros. Em 2006, lançou a autobiografia denominada Quase Tudo.

A jornalista é mãe da artista plástica Pinky Wainer e de Bruno Wainer, empresário do ramo de distribuição cinematográfica. Também é avó do ator Gabriel Wainer.

Ao longo de sua trajetória, Danuza atuou também em Terra em Transe, filme brasileiro  roteirizado e dirigido por Glauber Rocha. 

Edição: Leila Santos/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo