Corpo de Danuza Leão será cremado nesta sexta (24) no Rio

Ela faleceu na quarta-feira (22), aos 88 anos

Publicado em 23/06/2022 - 14:03 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O corpo da escritora, jornalista e ex-modelo Danuza Leão vai ser cremado nesta sexta-feira (24), no Crematório e Cemitério da Penitência, no Caju, zona portuária da cidade do Rio de Janeiro. A cerimônia de despedida, que será restrita à família e aos amigos, começa às 13h, com um velório na capela Ecumênica. Às 16h, o corpo segue para a cremação.

Danuza morreu na noite dessa quarta-feira, aos 88 anos, na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio. Ela estava internada para tratar de problemas respiratórios.

Nascida em Itaguaçu, no Espírito Santo, Danuza foi para o Rio, com a família, aos 10 anos de idade. 

Irmã da cantora Nara Leão, já falecida, foi casada com o jornalista Samuel Wainer, fundador do extinto jornal Última Hora. Ela se separou de Samuel para viver com o cronista Antônio Maria e, depois de quatro anos, se casou com o jornalista Renato Machado.

Danuza Leão foi a primeira modelo brasileira profissional a desfilar no exterior e depois seguiu a carreira em Paris. Na volta, se tornou a maior promotora de festas nas boates do Rio de Janeiro. 

Foi colunista dos jornais Folha de São Paulo e Jornal do Brasil e colaboradora de novelas da Rede Globo.

Descendente de italianos e indígenas, Danuza publicou, em 1992, seu primeiro livro – Na sala com Danuza - sobre etiquetas sociais. Depois vieram As Aparências Enganam; Danuza Fazendo as Malas, entre outros. Em 2006, lançou a autobiografia denominada Quase Tudo.

A jornalista é mãe da artista plástica Pinky Wainer e de Bruno Wainer, empresário do ramo de distribuição cinematográfica. Também é avó do ator Gabriel Wainer.

Ao longo de sua trajetória, Danuza atuou também em Terra em Transe, filme brasileiro  roteirizado e dirigido por Glauber Rocha. 

Edição: Leila Santos/ Renata Batista

Últimas notícias
Economia

Conta de luz: Julho permanece com bandeira tarifária verde

Isso significa que não haverá cobrança de custo adicional. A informação foi divulgada pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica.

Baixar arquivo
Segurança

SP: Policiais são presos acusados de lotear área de proteção ambiental

O esquema mirava terras públicas no município de Cotia, na região metropolitana da capital paulista. A região tem cerca de 900 mil metros quadrados e é conhecida como Parque das Nascentes.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça determina que Tik Tok remova conteúdo impróprio

O Ministério da Justiça determinou que a plataforma online Tik Tok remova conteúdos impróprios para menores de 18 anos no Brasil. O documento determina que a rede social tem 72 horas para cumprir a ordem.

Baixar arquivo
Justiça

ICMS combustíveis: Gilmar Mendes marca audiência de conciliação

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes marcou a audiência de conciliação para a próxima terça-feira, às 9h, com representantes dos estados e da União para discutir a tributação do ICMS, imposto que incide sobre combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação contra a gripe será ampliada em todo país a partir de sábado

Toda a população, com pelo menos seis meses de idade, pode procurar um posto de saúde para receber a vacina contra a gripe.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite dois jogos neste fim de semana

Neste sábado (25), a partir das 19h, o Flamengo encara o América-MG em busca da reabilitação e de ficar mais distante do Z4. Neste domingo (26) é a vez do Clássico Vovô. A partir das 16h tem Botafogo e Fluminense.

Baixar arquivo