Corpo do ex-diplomata Sérgio Rouanet é velado no Rio de Janeiro

Publicado em 05/07/2022 - 11:22 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio nacional - Rio de Janeiro

Está sendo velado na sede da Academia Brasileira de Letras, no centro da cidade do Rio de Janeiro, o corpo do ex-diplomata Sérgio Paulo Rouanet, que morreu neste domingo, aos 88 anos, vítima de complicações do mal de parkinson.

Nascido no Rio de Janeiro, no dia 23 de fevereiro de 1934, Rouanet foi embaixador do Brasil na Dinamarca e na República Tcheca, além de cônsul-geral em Zurique, na Suíça, e Berlim, na Alemanha. Também foi secretário Nacional de Cultura e responsável pela criação do conjunto de Incentivos fiscais de fomento a atividades culturais, criada em 1991, e que ficou conhecido como Lei Rouanet.

Também criou o Instituto Rouanet, instituição que mantém em seu acervo cerca de 15 mil livros,  em um casarão da cidade histórica de Tiradentes, em Minas Gerais.

Além de diplomata, filósofo, professor universitário, tradutor e ensaísta brasileiro, Sergio Paulo Rouanet foi membro da Academia Brasileira de Letras, onde ocupava desde 19902 a cadeira de número 13. Considerado um dos grande intelectuais do país, coordenou a série de livros "Correspondência de Machado de Assis. Autor de livros como "A razão cativa" e "Risos e melancolia", também escreveu para revistas brasileiras internacionais.

O corpo do ex-diplomata Sérgio Paulo Rouanet será cremado logo mais, às quatro da tarde, no crematório São Francisco Xavier, no Caju, zona norte carioca.

Na quinta-feira (07), a ABL fará uma Sessão da Saudade, em homenagem ao imortal.

Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Educação

Resultado do Fies já está disponível no site do MEC

Os alunos pré-selecionados para o Fundo de Financiamento Estudantil terão até o dia 19 de agosto para fazerem a complementação da inscrição. Lista de espera será divulgada dia 22 de agosto. 

Baixar arquivo
Geral

53% das crianças e adolescentes acessam internet apenas pelo celular

Pesquisa mostra que avançou o número de crianças e adolescentes com acesso à internet, mas os meios de acesso ao ambiente virtual revelam desigualdades profundas.

Baixar arquivo
Geral

Cidadãos já podem consultar prestação de contas dos candidatos

Os relatórios financeiros das campanhas devem ser inseridos a cada 72 horas no site do TSE

Baixar arquivo
Cultura

Primeira capital planejada do país, Teresina (PI) completa 170 anos

 É a única capital nordestina que não é banhada pelo mar e a primeira capital brasileira a ser planejada, anos antes de Aracaju, décadas antes de Belo Horizonte e mais de um século antes de Brasília.

Baixar arquivo
Geral

Após explosões em carros com gás, postos serão fiscalizados no Rio

Nos últimos dias, ocorreu a explosão de três cilindros de GNV, o Gás Natural Veicular, em veículos durante abastecimento em postos de combustíveis e que mataram duas pessoas no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Economia

Auxílio-taxista: benefício começa a ser pago nesta terça-feira

O benefício será concedido até dezembro para compensar a elevação do preço de  combustíveis e derivados.

Baixar arquivo