Dia Mundial do Chocolate: iguaria é herança de povos centro-americanos

Publicado em 07/07/2022 - 10:49 Por Dilson Santa Fé - Locutor da Rede Nacional de Rádio - Brasília

Amargo ou ao leite. Cremoso ou em barra. Na cobertura ou no recheio. O chocolate movimenta mais de 14 bilhões de dólares em vendas, por ano, no mundo. Esse produto nutritivo e lucrativo é uma herança dos povos indígenas da América Central. Pesquisadores acreditam que a iguaria já era consumida há mais de 1.100 anos antes de Cristo.

No século XVI, quando os espanhóis chegaram à região onde está localizado o México, foram recebidos pelos Astecas com uma bebida nobre apimentada, feita de massa de cacau. O povo de Tenochtitlan acreditava que a semente usada para fazer o “tchocolath” era um presente do deus Quetzalcoatl. Para eles, beber aquela mistura dava energia, além de ser afrodisíaca. A bebida caiu no gosto dos estrangeiros e, no século XVII, tornou-se popular na Europa, adoçada com mel ou açúcar.

No século XIX, em 1828, o chocolate deixou de ser apenas uma bebida, quando o holandês Conrad Van Houten criou uma prensa para extrair a manteiga do cacau e transformar o restante em pó. A invenção possibilitou a produção do chocolate em pedaços.

Em 1875, o suíço Daniel Peter desenvolveu a primeira barra de chocolate ao leite, usando o leite condensado produzido pela empresa do farmacêutico alemão Henri Nestlé.

A primeira fábrica de chocolate do Brasil foi fundada em 1891, no Rio Grande do Sul pelos imigrantes alemães Fritz Gerhardt, Franz e Max Neugebauer.

No século XX, em 1913, surgiu mais uma variedade do doce: o branco. Há quem não o considere chocolate porque não contém massa de cacau. O produto é feito a partir da manteiga de cacau, misturada com açúcar e leite em pó. As inovações não param por aí. Em 2007, o belga Dominique Persoone inventou o chocolate inalável, um tipo de pó que pode ser inspirado pelo nariz. Os pesquisadores não garantem que o procedimento seja seguro.

Mas comer chocolate de forma moderada pode trazer benefícios ao organismo. O cacau contém flavonoides, que tem efeitos cardioprotetores. Estudos apontam que o produto leva a uma melhora do controle da pressão arterial. Outras substâncias presentes no chocolate também estimulam a produção de endorfina, que deixa a pessoa mais relaxada.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Rede Nacional de Rádio/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo