Mostra Internacional Cinema Sem Diferenças será exibida em Niterói-RJ

Publicado em 04/07/2022 - 19:35 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A sétima arte pode e deve ser acessível. É o que comprova a Mostra Internacional Cinema Sem Diferenças, que pela segunda vez será exibida em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

A mostra traz filmes que envolvem pessoas com deficiência, seja na temática ou na produção. A seleção foi especialmente preparada pela curadoria do Festival Internacional de Cinema sobre Deficiências, de Lyon, no Sul da França.

A programação, a partir desta terça-feira, inclui 17 filmes de 11 países, entre longas e curtas-metragens nacionais e internacionais.

Luana Dias, coordenadora da Mostra FIFH - Cinema Sem  Diferenças destaca que as sessões contam com acessibilidade como Audiodescrição, Libras e Legendagem para Surdos e pessoas com dificuldade auditiva. E reforça que o foco do festival é  ampliar a inclusão de pessoas com deficiência na cultura.

Com entrada gratuita, o Festival acontece em duas salas de cinema da cidade – no bairro de São Domingos e no Horto do Barreto, até quinta-feira. Entre os filmes, dois longas-metragens premiados internacionalmente vão ser exibidos pela primeira vez no país: o francês “Eu vou fazer o impossível” que traz os desafios de jovens com síndrome de down, numa narrativa com muito humor e sensibilidade, e a coprodução Holanda/Alemanha ¨O salão da Romy”, sobre a convivência entre uma menina e a sua avó, que começa a apresentar sintomas de uma doença demencial silenciosa. 

Duas sessões serão dedicadas prioritariamente para estudantes de escolas de Niterói.

Os ingressos são distribuídos uma hora antes de cada sessão na bilheteria ou ainda podem ser reservados no site Sympla.  Detalhes sobre a programação estão nas redes sociais do Festival @cinemasemdiferenças, no Facebook e Instagram.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Chuva de meteoros poderá ser vista no Norte do país nesta sexta (12)

Quem quiser tentar observar o fenômeno esta noite, deve procurar um local escuro e, se possível, afastado das grandes cidades.

Baixar arquivo
Economia

Começa na segunda prazo para declarar imposto sobre propriedade rural

A declaração deve ser feita por qualquer pessoa física ou jurídica que seja titular do domínio útil.

Baixar arquivo
Geral

Morre frentista internado após explosão de carro com gás natural no RJ

Outras quatro pessoas ficaram feridas na explosão de um carro enquanto era abastecido com GNV, o gás natural veicular, em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos (RJ).

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: o modelo all news

O modelo  “all news à brasileira” tem se consolidado como um formato tão interessante e competitivo quanto os demais já reinventados no país desde os tempos dos jornais falados e do Repórter Esso.

Baixar arquivo
Saúde

Maior parte do país tem queda nos casos de síndromes respiratórias

O boletim InfoGripe, divulgado pela Fiocruz, faz um alerta para três capitais onde os casos podem subir nas próximas seis semanas: Belém, Boa Vista e Recife.

Baixar arquivo