Piauí: ópera mistura música e arqueologia na Serra da Capivara

Publicado em 26/07/2022 - 12:49 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

Após dois anos suspenso devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19, o evento Ópera da Serra da Capivara volta a iluminar o anfiteatro da Pedra Furada, no Parque Nacional Serra da Capivara, e também a Praça do Abrigo, em São Raimundo Nonato, distante pouco mais de 500 quilômetros de Teresina (PI) e considerada cidade-sede do parque.

Nos dois primeiros dias do festival os shows são gratuitos, começando a partir das 20h, na Praça do Abrigo, no município de São Raimundo Nonato. As atrações são a paraibana Cátia de França e o piauiense Ostiga Júnior.

Já as apresentações no anfiteatro da Pedra Furada, pequeno teatro natural com uma imensa cortina de pedra construída pela ação dos ventos ao longo de milhares de anos, ocorrerão nos três dias seguintes, sempre a partir das 19h. A programação no Anfiteatro é paga.

Nesta edição, o espetáculo principal, que ocorre de quarta à sábado, é a ópera Ato Niéde. A apresentação multisensorial reúne dança, teatro, orquestra armorial, circo, poesia e vários elementos cenográficos e audiovisuais. A ópera faz homenagem aos 50 anos da chegada da arqueóloga Niéde Guidon à região da Serra da Capivara. Suas pesquisas trouxeram grandes descobertas a respeito da origem dos povos das Américas.

Os shows ficarão por conta da sambista potiguar Roberta Sá, da banda pernambucana Cordel do Fogo Encantado, além da paraense Dona Onete e do DJ curitibano Gil Preto.

O evento também é uma oportunidade para estar próximo da nossa história enquanto civilização. Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco desde 1991, o Parque Nacional da Serra da Capivara, administrado pelo Instituto Chico Mendes e pela Fundação Museu do Homem Americano, foi fundado em junho de 1979.  Ele reúne o maior número de sítios pré-históricos e os mais antigos exemplares de arte rupestre de todo o continente americano, além da maior quantidade de pinturas rupestres do mundo. São mais de 700 sítios, 64 deles abertos aos turistas, com aproximadamente 30.000 inscrições.

As informações sobre a programação, valor dos ingressos e hospedagens podem ser encontradas no site operadaserradacapivara.com.br.

Edição: Nádia Faggiani / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo