Cem anos do rádio no Brasil: Hélio do Soveral

Publicado em 07/08/2022 - 11:01 Por Rádio MEC - Rio de Janeiro

Radialista, escritor e roteirista, Hélio do Soveral criou sketches, novelas e séries que entraram para a história do rádio no Brasil.

Nascido em Portugal, mas radicado no Rio de Janeiro, Hélio do Soveral começou sua carreira de escritor participando de um concurso de contos na Revista Carioca. A partir daí, recebeu propostas de trabalho, como da Rádio Tupi onde, além da novela policial Aventuras de Lewis Durban, escreveu Meu Companheiro de Trem e Mistérios em Alto Mar

No início dos anos 1940, foi para São Paulo a convite de Oduvaldo Viana. Lá escreveu radionovelas e rádio teatro e  foi supervisor na Rádio Cosmos. Em 1943, voltou ao Rio de Janeiro e pouco tempo depois atuou novamente na Rádio Tupi.

Além da Tupi e da Rádio Cosmos, Hélio do Soveral exercitou seu talento também nas emissoras Mayrink Veiga, Nacional e Rádio Globo.

Foram mais de 300 episódios de Teatro de Mistério, apresentados semanalmente na Rádio Nacional. Um sucesso até hoje revisitado. 

Cada episódio, com cerca de 45 minutos de duração, conta um caso do departamento de Polícia Judiciária do Rio de Janeiro.

A  verve criativa de Hélio do Soveral  não se limitou ao rádio. Além da atuação em jornais e tv, ele foi um dos mais expressivos escritores de ficção jovem. Com mais de 230 livros publicados foi, sem dúvida,  um expoente na criação de histórias originais, principalmente para o rádio brasileiro.

Cem anos em 100 programas

100 anos rádio no Brasil
100 anos rádio no Brasil - Arte EBC

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.

Edição: Adriana Ribeiro / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo