Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Fluminense

Publicado em 05/08/2022 - 11:01 Por Rádio MEC - Rio de Janeiro

Há mais de 40 anos, um grupo de radialistas decidiu nadar contra a corrente do convencional na mídia brasileira.

Em 1982, Amaury Santos e Sérgio Vasconcellos, comandados por Luiz Antonio Mello, botam no ar uma nova Rádio Fluminense fm, com foco no rock e na cultura alternativa.

Na frequência de 94,9 megahertz, nascia em Niterói a chamada “maldita”, apelidada com esse nome a partir de sua postura irreverente e independente, sem se importar com a zona de conforto das rádios da época.

A rádio pioneira iniciou suas atividades na década de 1970, mas somente na próxima década que ela iria se tornar “maldita” a partir de uma série de contratações e mudanças editoriais.

A Rádio Fluminense se destacou não só por abrir espaço para a contracultura e para o rock, mas também por ir muito além de uma participação passiva do ouvinte.

Antes da internet e das redes sociais, a “maldita” já permitia que os espectadores controlassem, de certa forma, a programação. 

Alguns ouvintes chegavam até a pedir que tirassem alguma música do ar para colocar outra banda ou artista.

Não só os ouvintes, mas os artistas também tinham um espaço próprio: bandas como Legião Urbana, Paralamas do Sucesso e Kid Abelha foram tocadas na pioneira Fluminense FM antes de firmarem grandes contratos.

Tanto a “maldita”, quanto as bandas da década de 1980, fizeram parte de um fenômeno cultural que ultrapassou um contexto alternativo, se tornando mania nacional.

Além do conteúdo inovador e pioneiro da “maldita”, a Fluminense FM revolucionou o mercado através da incorporação da locução feminina em todos os programas apresentados.

A maldita durou pouco mais de 10 anos, deixando de ser uma rádio de rock em 1994.

No entanto, a Rádio Fluminense é exemplo de um veículo que ultrapassou uma relação passiva com o ouvinte, atuando com atitude e personalidade a partir de uma programação única e pioneira.

Cem anos em 100 programas

100 anos rádio no Brasil
100 anos rádio no Brasil - Arte EBC

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.

Edição: Adriana Ribeiro / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Educação

Escolas de maioria branca têm melhor infraestrutura, aponta pesquisa

A análise foi feita pelo Observatório da Branquitude, que ressalta a vantagem de alunos brancos e a persistência da desigualdade racial no país. Um exemplo é a rede de esgoto, presente em 72% das escolas com predominância de brancos e em apenas 43% das escolas com maioria de alunos negros.  

Baixar arquivo
Esportes

Nesta terça-feira começa segunda rodada do Brasileirão

Nesta terça-feira, tem a abertura da segunda rodada do Brasileirão Série A, com total cobertura da Rádio Nacional.

Bahia e Fluminense jogam às nove e meia da noite no Estádio da Fonte Nova, em Salvador.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo