História Hoje: há 52 anos morria o comediante Oscarito

Publicado em 04/08/2022 - 11:21 Por Jéssica Gonçalves - Repórter da Rede Nacional de Rádio - Brasília

Oscar Lorenzo Jacinto de la Inmaculada Concepción Teresa Díaz. Um nome grande para um grande ator que ficou conhecido apenas como Oscarito. O comediante, que iniciou a carreira no circo, fez sucesso no cinema com as chanchadas. Mas, em 4 de agosto de 1970, o Brasil se despediu do Rei do Riso. O ator morreu, no Rio de Janeiro, em consequência de um AVC, no mesmo mês em que completaria 64 anos. O corpo do ator foi velado na Assembleia Legislativa da Guanabara.

Oscarito, que tanto fez o brasileiro dar gargalhadas, veio do outro lado do Atlântico. O ator nasceu em 1906, em Málaga, na Espanha. A família era de uma longa linhagem de atores circenses e se mudou para o Brasil depois que os pais foram contratados para trabalhar no Circo Spinelli, na capital carioca. Ao lado da mãe e da irmã, começou como acrobata. Quando adolescente, iniciou sua participação em filmes, como instrumentista no cinema mudo.

Em 1932, aos 25 anos, fez sua grande estreia com o teatro revista em Calma, Gegê; uma sátira ao presidente Getúlio Vargas. No ano seguinte, viajou com a Companhia Jardel Jércolis para se apresentar em Portugal. Em 1934, casou-se com a atriz Margot Louro, com quem teve dois filhos.

Depois de ser figurante em algumas produções no cinema, ganhou um papel em 1935 no filme Noites Cariocas. Um dos seus grandes sucessos foi Matar ou Morrer, de Carlos Manga, em 1954. Ao longo da carreira, gravou 47 filmes. Trinta e cinco deles ao lado de Grande Otelo. Fez sua última participação nas telonas em 1968.

Em 2009, em uma entrevista ao programa De Lá Pra Cá da TV Brasil, o cineasta Carlos Manga descreveu Oscarito como um homem simples, modesto, quieto e respeitador; um ator que se transformava quando começava a gravar, demonstrando um talento extraordinário.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Rede Nacional de Rádio/ Renata Batista

Últimas notícias
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo