História Hoje: há 52 anos morria o comediante Oscarito

Publicado em 04/08/2022 - 11:21 Por Jéssica Gonçalves - Repórter da Rede Nacional de Rádio - Brasília

Oscar Lorenzo Jacinto de la Inmaculada Concepción Teresa Díaz. Um nome grande para um grande ator que ficou conhecido apenas como Oscarito. O comediante, que iniciou a carreira no circo, fez sucesso no cinema com as chanchadas. Mas, em 4 de agosto de 1970, o Brasil se despediu do Rei do Riso. O ator morreu, no Rio de Janeiro, em consequência de um AVC, no mesmo mês em que completaria 64 anos. O corpo do ator foi velado na Assembleia Legislativa da Guanabara.

Oscarito, que tanto fez o brasileiro dar gargalhadas, veio do outro lado do Atlântico. O ator nasceu em 1906, em Málaga, na Espanha. A família era de uma longa linhagem de atores circenses e se mudou para o Brasil depois que os pais foram contratados para trabalhar no Circo Spinelli, na capital carioca. Ao lado da mãe e da irmã, começou como acrobata. Quando adolescente, iniciou sua participação em filmes, como instrumentista no cinema mudo.

Em 1932, aos 25 anos, fez sua grande estreia com o teatro revista em Calma, Gegê; uma sátira ao presidente Getúlio Vargas. No ano seguinte, viajou com a Companhia Jardel Jércolis para se apresentar em Portugal. Em 1934, casou-se com a atriz Margot Louro, com quem teve dois filhos.

Depois de ser figurante em algumas produções no cinema, ganhou um papel em 1935 no filme Noites Cariocas. Um dos seus grandes sucessos foi Matar ou Morrer, de Carlos Manga, em 1954. Ao longo da carreira, gravou 47 filmes. Trinta e cinco deles ao lado de Grande Otelo. Fez sua última participação nas telonas em 1968.

Em 2009, em uma entrevista ao programa De Lá Pra Cá da TV Brasil, o cineasta Carlos Manga descreveu Oscarito como um homem simples, modesto, quieto e respeitador; um ator que se transformava quando começava a gravar, demonstrando um talento extraordinário.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Rede Nacional de Rádio/ Renata Batista

Últimas notícias
Direitos Humanos

Rio lança o "Ouvidoria Mulher" para vítimas de violência doméstica

O serviço, lançado nesta quarta-feira (10),  faz parte das ações do Ministério Público do Estado, para marca o mês de agosto, em que se comemora os 16 anos da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Geral

PF faz ação contra organização que fraudava planos de saúde no RJ

Os investigadores estimam que em cinco anos, a partir de 2014, a gestão de uma operadora de plano de saúde de servidores públicos causou um prejuízo da ordem de R$ 664 milhões.

Baixar arquivo
Geral

PF prende homem acusado de roubar bitcoins nos EUA

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão; e um mandado de prisão preventiva na cidade de Imperatriz, sul do estado.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Lei em Salvador dará multa para quem intimidar mulheres na cidade

Ela estabelece sanções para quem cometer assédio contra mulheres, ou que as exponham publicamente a qualquer tipo de constrangimento, no âmbito da incidência, ou não, da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça aceita denúncia contra dona de asilo por maus-tratos

Vanessa da Silva Ferro de Souza é proprietária e administradora da casa de repouso para idosos Laço de Ouro, na zona oeste do Rio, onde um paciente da instituição morreu.

Baixar arquivo
Esportes

Etapa do Taiti define últimas vagas para Finals do Circuito de Surfe

Filipe Toledo, que lidera o ranking mundial, competirá na quarta bateria da primeira fase

Baixar arquivo