História Hoje: há 55 anos morria o pintor surrealista René Magritte

Publicado em 15/08/2022 - 09:00 Por Dilson Santa Fé - Locutor da Rede Nacional de Rádio - Brasília

“A arte do pintor, como eu vejo, é tornar visível como imagens poéticas.” O pensamento é do pintor surrealista René Magritte. O artista morreu aos 68 anos, em 15 de agosto de 1967, em casa, em Bruxelas, na Bélgica. Magritte havia passado três semanas no hospital para tratamento de um câncer no pâncreas.

Filho de um alfaiate e uma chapeleira, perdeu a mãe na adolescência. René e os irmãos foram criados pela avó. Estudou na Academia de Belas Artes de Bruxelas de 1916 a 1918 e depois passou a trabalhar como designer em uma fábrica de papéis.

A carreira como pintor se consolidou em 1926 quando assinou um contrato com uma galeria em Bruxelas. Mas a sua primeira exposição não teve uma boa repercussão. No ano seguinte, mudou-se para Paris, na França, e se juntou a outros artistas do movimento surrealista.

Na década de 30, passou por Nova Iorque, nos Estados Unidos, e Londres, na Inglaterra. E, finalmente, começou a ganhar mais visibilidade e dinheiro com suas obras.

Recebeu influência de artistas belgas, franceses e americanos. Definia sua técnica como “Surrealismo ao sol”. Suas imagens traziam objetos incomuns e situações exóticas com o torso feminino, o burguês, o chapéu-coco, a maçã, o castelo, a pedra e a janela. Integrou texto em algumas de suas pinturas.

Na casa onde morou com a esposa entre 1930 e 1954, em um município de Bruxelas, funciona o Museu René Magritte. Outras 250 obras do artistas estão em exposição no Museu Magritte, que faz parte do Museu Real de Belas Artes da Bélgica.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo
 

Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo