logo Radioagência Nacional
Cultura

Moleque do Brasil: amigos e personalidades contam quem foi Luiz Galvão

Compositor e fundador dos Novos Baianos morreu aos 87 anos
Baixar
Thaís Seixas - repórter da Rádio Educadora FM, para a Rádio Nacional
25/10/2022 - 09:46
Salvador

Mistério do Planeta é um dos vários sucessos dos Novos Baianos que trazem o nome de Luiz Galvão entre os compositores. Neste caso, em parceria com Moraes Moreira e Paulinho Boca de Cantor. A canção, assim como inúmeras outras, conquistou diferentes gerações de fãs ao longo das últimas décadas, e comprova o legado e a importância do grupo para o cenário musical brasileiro.

O poeta Galvão, que morreu aos 87 anos, vai deixar saudades, mas permanece na memória do público e até hoje influencia novos artistas.

Parceiro de longa data do compositor, Paulinho Boca de Cantor ressalta que as músicas compostas por Galvão sempre se encaixavam na voz de um dos integrantes dos Novos Baianos. Segundo ele, o poeta conseguiu traduzir a realidade do país e as características de cada um em meio à criação musical.

Também autor de A Menina Dança, interpretada por Baby do Brasil, Luiz Galvão era considerado o guru dos Novos Baianos. E, apesar de reconhecido como poeta e compositor, também ocupou outros espaços artísticos.

O artista é o autor dos livros Novos Baianos - a história do grupo que mudou a MPB; João Gilberto: A Bossa; e Anos 80: a história de uma amizade na década perdida.

Além disso, ele lançou o disco solo Galvão, A Palavra dos Novos Baianos, que foi produzido pelo guitarrista e fundador da Baiana System, Roberto Barreto. O músico lembra que o projeto possibilitou que ele se aproximasse do poeta.

Artistas e personalidades da Bahia lamentaram a morte de Galvão. No Instagram, Caetano Veloso declarou que Galvão mudou o rumo da história do Brasil com a criação dos Novos Baianos.

O presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, escreveu: "Galvão, nosso artista imperfeito em eterna construção e desconstrução, vai fazer falta. Sua irreverência marca um dos momentos de maior genialidade de nossa arte”.

Já Gilberto Gil publicou um vídeo nas redes sociais e disse que ele era o mais expressivo dos Novos Baianos, em função da quantidade de canções que fez.

Luiz Galvão morreu aos 87 anos. Cardiopatia e diabético, ele estava internado há mais de um mês no Instituto do Coração, em São Paulo, após sofrer um infarto no dia 12 de setembro.

x