Já estão abertas as inscrições para os blocos interessados em desfilar pelas ruas da capital paulista no carnaval de 2023. O prazo para as inscrições vai até o dia 20 de novembro.
O ano que vem promete ser o primeiro ano em que o carnaval de rua vai, de fato, acontecer na data certa e sem restrições, desde 2020 quando começou a pandemia de coronavírus.
Em 2021 não houve festa e, neste ano, o carnaval de rua chegou a ser anunciado pela prefeitura, mas depois foi adiado em função de uma terceira onda de covid 19.
O desfile das escolas de samba acabou acontecendo em abril, mas a prefeitura não garantiu a organização da festa de rua, o que gerou um embate entre foliões e os gestores públicos. A prefeitura propôs adiar a festa para julho, em pleno inverno, e os blocos mais tradicionais acabaram organizando os cortejos em abril mesmo, sem o apoio oficial, numa espécie de carnaval clandestino..
Antes da pandemia, o carnaval paulistano vinha batendo recordes. Em 2020 atraiu cerca de 15 milhões foliões e quase 800 blocos ocuparam as ruas antes, durante e depois do carnaval.
Para o ano que vem, a expectativa é que, sem restrições, a festa volte a ganhar musculatura.
Os blocos de todo o país que quiserem participar do carnaval de rua de São Paulo devem se inscrever pelo formulário que está disponível no site Secretaria Municipal de Cultura, no endereço carnavalderua.prefeitura.sp.gov.br.