logo Radioagência Nacional
Cultura

UFRJ lança edital para transformar antigo Canecão em espaço cultural

Empresa vencedora também terá que investir em estruturas acadêmicas
Baixar
Lucas Coelho - estagiário da Rádio Nacional*
24/11/2022 - 12:39
Rio de Janeiro

Com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) publicou, na última quarta-feira, o edital de concessão do Equipamento Cultural Multiuso em substituição ao antigo Canecão.

O leilão para escolha do concessionário está previsto para 21 de dezembro, com outorga mínima de R$ 625 mil. Além deste valor, o concessionário terá que construir uma casa de shows e realizar investimentos em infraestruturas acadêmicas que somam R$ 140 milhões nos próximos três anos.

Além do espaço para espetáculos, com capacidade para no mínimo 3 mil espectadores, o equipamento cultural multiuso contará com espaço para exposições com pelo menos 320 metros quadrados (m²), e sala de ensaios com a área mínima de 270 m².

Também será construído o Espaço Ziraldo, que poderá receber exposições e apresentações. Ele abrigará o mural produzido pelo artista para o antigo Canecão. Com 32 x 6 metros, a obra, inspirada nos traços de Picasso e Portinari, será restaurada pela universidade.

Como contrapartida pelo uso comercial do espaço durante 30 anos, além de arcar com os custos para construção dos equipamentos culturais, o concessionário vai erguer para a UFRJ um restaurante universitário com capacidade para servir 2 mil refeições por dia, e um prédio acadêmico que deve atender a mais de 4 mil estudantes.

Também haverá investimento na urbanização das áreas remanescentes, criando espaços públicos e arborizados para a sociedade.

De acordo com a Reitora da UFRJ, Denise Pires, o projeto melhora as condições da universidade e devolve à cidade do Rio de Janeiro um dos mais importantes equipamentos culturais da música brasileira.

A cada ano, a UFRJ terá direito a 50 dias de uso do espaço cultural multiuso; 90 dias do espaço de exposições e da sala de ensaio; e 275 dias do Espaço Ziraldo – estruturas que serão mantidas pela concessionária. Após o período da concessão, os empreendimentos culturais passarão para posse da universidade.

 

*Com supervisão de Nádia Faggiani

x