Exposição no Rio homenageia centenário da Semana da Arte Moderna

Publicado em 03/01/2023 - 11:49 Por Carolina Pessôa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Ser uma homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna, movimento que marcou época pela proposta de renovação na cultura brasileira. Essa é a ideia de exposição "Comemoração do Centenário da Semana de Arte Moderna 1922 – 2022", em cartaz na estação Central do metrô do Rio de Janeiro até 5 de janeiro.

A mostra inclui trabalhos de 13 artistas visuais, expostos em grandes painéis na estação.  Segundo a curadora da exposição, Vera Simões, a receptividade do público está sendo muito positiva. “A receptividade do público tem sido muito grande, as pessoas se fotografam no celular junto com as obras que estão expostas no metrô, a gente teve uma receptividade muito grande também com o pessoal do metrô Rio, que adorou a exposição”, diz.

A artista Silvana LaCreta é uma das participantes da mostra e faz uma homenagem a Lasar Segall. Para ela, expor no metrô é algo democrático e importante para a população. “Eu acho que a arte tem que ser compartilhada, dessa maneira super democrática, sobretudo em um metrô, onde as pessoas estão correndo no seu dia a dia, então ao encontrar uma obra de arte como as que estão nesta exposição a pessoa tem condição de encontrar um acostamento nessa correria desenfreada que nós enfrentamos no nosso dia-a-dia”, conta.

O fotógrafo Máximo Hernández é outro participante da mostra, com fotografias das esculturas do Theatro Municipal de São Paulo, berço do Modernismo, onde a Semana de Arte Moderna aconteceu. Para ele, expor no espaço do metrô é gratificante: “É uma experiência fantástica porque é um lugar onde eu sei que a minha obra, a minha foto, vai poder ser vista por milhares de pessoas todos os dias”.

A exposição "Comemoração do Centenário da Semana de Arte Moderna 1922 – 2022" também pode ser vista no Centro Cultural Correios, até 28 de janeiro. A entrada é de graça.

Edição: Rádio Nacional/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo